Como projeto de R$ 350 mil fez Caio Castro desistir de vender sua Ferrari
Avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão, a Ferrari 458 Spider vermelha de Caio Castro vai ganhar alguns cavalos e novo visual, ao custo de aproximadamente R$ 350 mil - ou mais de 20% do preço do esportivo da marca italiana.
A customização do conversível, que é xodó do ator e já foi batido por um manobrista, terá peças importadas dos Estados Unidos e deverá render uma websérie no YouTube.
O idealizador da transformação da Spider é Fernando Santos, o Fernando Mutant, responsável pelo projeto de uma Lamborghini Huracán que ganhou as manchetes no início do ano após ser danificado no alagamento de uma garagem - e que já foi restaurado.
Especializado em personalizar superesportivos como a Ferrari de Castro, Fernando, de 29 anos, conta que a ideia da customização nasceu há cerca de dois meses. Ele estima que a 458 Spider, que já passa pelas modificações, esteja pronta e entregue no fim deste mês.
"Temos amigos em comum e um deles comentou com o Caio a respeito do meu trabalho. Ele já estava enjoado da Ferrari e pensando em trocá-la por outro carro. Entramos em contato e logo mostrei o que seria possível fazer na Spider", relata.
Ele diz que o ator se "empolgou" com as possibilidades de customização e, a partir daí, o projeto começou a progredir.
O projetista relata que já tem um desenho de como ficará a Ferrari depois de pronta, mas guarda segredo para mostrar o veículo concluído na série documental que pretende produzir - com a presença do próprio Caio Castro, com o qual tentamos contato para comentar a empreitada, mas preferiu não comentar o assunto.
Viagem aos EUA
Fernando Mutant diz que customização envolve ganho na performance e também troca de peças da carroceria. A execução do projeto é terceirizada, sob sua supervisão, e está a cargo de empresas brasileiras. A maioria das peças é importada.
"Viajei aos Estados Unidos para encomendar a maioria dos componentes. Tudo do bom e do melhor. Visitei fornecedoras em Los Angeles e em outras cidades da Califórnia. Todas as peças já estão no Brasil".
Dentre os fornecedores, ele elenca marcas reconhecidas no meio de "tuning", como Vorsteiner, responsável pelo "body kit" de fibra de carbono; BMC, que produz filtros de ar de alta performance; Secret Weapon e Ticon, fabricantes de escapamentos; e Sheepey Race e Avantgarde, encarregadas do novo mapeamento eletrônico do motor.
Por falar em motor, o 4.5 V8 naturalmente aspirado da 458 Spider, que originalmente rende 578 cv, terá um incremento na performance, viabilizado pela nova programação da ECU, pelo escapamento de titânio e pelos filtros de ar.
"A combinação desses itens vai aumentar a potência original em cerca de 10%. Será um 'remap' conservador, pois o objetivo do Caio não é velocidade final e, sim, curtir o carro. A adaptação do novo mapeamento ao clima e ao combustível brasileiros ficará a cargo da Avantgarde", conta o customizador.
Ainda assim, diz, o carro vai soltar fogo e "estouros" pelo escapamento.
De acordo com ele, o item mais caro será o kit de fibra de carbono para a carroceria, que inclui novos para-choques dianteiro e traseiro e asa traseira. Mutant diz que apenas esses componentes, projetados especificamente para o modelo da Ferrari de Castro, custaram R$ 120 mil - já convertendo o valor em dólar para o nosso real.
A instalação e a pintura das novas peças serão realizadas pela Frison, oficina paulistana especializada em carros de luxo. A cor vermelha original da Ferrari será preservada, bem como as rodas.
O projeto será arrematado com serviço de detalhamento. Além disso, afirma Fernando, Caio Castro vai participar de aulas de drift ministradas por Diego Higa, campeão da modalidade e vencedor do reality show "Hyperdrive", da Netflix.
"A ideia é oferecer ao Caio não somente a customização, mas toda uma experiência".
Para o ano que vem, Fernando Mutant diz que irá customizar um carro de Leandrinho, ex-jogador da NBA e atual integrante da comissão técnica do Golden State Warriors.
"Ele ainda vai comprar o veículo. Deve ser um Audi R8 ou um Mercedes-AMG GT de quatro portas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.