Topo

Eleições 2020: onde estacionar, uso do ônibus e outras dúvidas ao ir votar

Estacionar o carro em ciclovias continua passível de multa e guincho no dia de votação; porém, Prefeitura de São Paulo liberou estacionamento em vagas proibidas - Janaina Garcia/UOL
Estacionar o carro em ciclovias continua passível de multa e guincho no dia de votação; porém, Prefeitura de São Paulo liberou estacionamento em vagas proibidas
Imagem: Janaina Garcia/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/11/2020 04h00

Hoje é dia de eleições municipais e vale a pena estar bem informado antes de sair de casa e votar para não levar multa de trânsito nem ter problemas com a Justiça Eleitoral.

UOL Carros selecionou algumas informações básicas sobre como vai funcionar a mobilidade na capital paulista no dia de votação, como locais de estacionamento e transporte público.

Também apontamos orientações sobre o que pode e o que não pode fazer no carro em relação à campanha eleitoral neste feriado da Proclamação da República.

Uso de ônibus

A SPTrans (São Paulo Transporte) informa que a circulação de ônibus contará hoje com 65% da frota operacional, na comparação com os dias úteis.

A tarifa dos coletivos é cobrada normalmente no dia da eleição.

De acordo com a Prefeitura paulistana, o atendimento é normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, das 6h às 22h. Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana e o Posto Central da SPTrans estão fechados.

Quem precisar recarregar o Bilhete Único terá de recorrer a aplicativos credenciados, cuja lista pode ser conferida no site http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/.

Após a aquisição dos créditos, a recarga deve ser realizada nas máquinas automáticas ou no interior dos ônibus.

Vagas de estacionamento

Excepcionalmente no dia de hoje, a Prefeitura autorizou deixar o carro nas vagas de vias e logradouros públicos sinalizadas com placas proibindo o estacionamento.

Porém, está mantida a proibição de estacionar nos corredores exclusivos de ônibus, nas vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e também nas vias de trânsito rápido.

Além disso, não é permitido estacionar sobre ciclovias. Quem desrespeitar as regras estará sujeito a levar multa e ter o veículo guinchado.

Quanto à Zona Azul, ela funciona normalmente no Mercado da Cantareira, no Parque da Aclimação e na Praça Charles Miller, de acordo com os horários definidos nas placas indicativas nesses locais.

Alterações no sistema viário

Durante o dia de hoje, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realiza operação especial de trânsito nos principais corredores da cidade para proporcionar maior fluidez no acesso aos pontos de votação.

O monitoramento será intensificado das 7h às 18h.

O Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, está liberado ao tráfego das 7h às 18h.

A Rua Francisca Miquelina, por sua vez, fica interditada, entre as ruas Dona Maria Paula e Aguiar de Barros, na Bela Vista, das 18h ontem até a meia-noite de hoje. A alternativa é seguir pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e pela Rua Aguiar de Barros.

Carro com propaganda de candidato pode?

Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), hoje, dia da eleição, é permitido dirigir o carro exibindo adesivos e bandeiras favoráveis a determinado candidato, partido político ou coligação, desde que se configure "manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor".

Porém, está proibida, até o encerramento da votação, "a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos".

Portanto, enquanto as urnas estiverem abertas, participar de carreata configura boca de urna - crime com penas de detenção e multa.

Desde as 22h de ontem, também é vedada a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes ou amplificadores de som, bem como carreata ou passeata, acompanhada ou não por carro de som ou minitrio.