SUV do HB20 e Hyundai inéditos são flagrados 'largados' a céu aberto em SP
Regulamente, as montadoras importam carros inéditos para determinado mercado, seja para realizar testes de homologação antes do respectivo lançamento, seja como um "balão de ensaio", para testar a receptividade dos consumidores.
Muitos deles, de fato, nunca chegam às concessionárias e acabam sendo repassados a executivos antes de desembarcarem no mercado de usados.
Por padrão, esses automóveis são guardados a sete chaves, longe da vista do público, ou cobertos por alguma camuflagem.
Porém, não foi o que aconteceu com veículos da Hyundai nunca lançados aqui. Exemplares da nova safra de carros da marca sul-coreana, como Veloster, Elantra, Sonata, Kona e Venue foram flagrados recentemente a céu aberto em um estacionamento na Zona Sul da capital paulista.
Sem placas brasileiras, esses carros poderiam muito bem ser atrações da fabricante no Salão do Automóvel, caso o evento não fosse adiado neste ano.
Em vez disso, na ocasião em que foram fotografados, há cerca de uma semana, repousavam sob os efeitos do clima - a julgar pela camada de poeira, alguns aparentavam estar há um bom tempo no local.
As imagens que você vê aqui foram gentilmente cedidas pelo jornalista e youtuber Leandro Alvares, do canal "De Carona com Leandro".
Sabemos que esses veículos foram importados pela Hyundai Motor Brasil, que produz localmente a linha HB20 e o Creta - e não pela Caoa, importadora oficial da marca no País.
Por meio de nota, a Hyundai diz que os carros são "de uso interno" e não comenta se há planos de vendê-los aqui.
"Os veículos são de uso interno da Hyundai que, a partir do Brasil, coordena as operações comerciais na América Central e do Sul, locais onde esses modelos são vendidos regularmente", diz a companhia.
Para se ter uma ideia, Kona e Veloster hoje são vendidos no mercado argentino.
SUV do HB20
Em primeiro lugar, para quem estranhou o visual do novo HB20, especialmente a grade frontal, é melhor ir se acostumando.
O design de praticamente toda a linha atual da Hyundai vendida lá fora traz a mesma linguagem e aparência ainda mais extravagante, como demonstram os carros "largados" no estacionamento.
Dentre eles, o que aparenta ter mais potencial de ser vendido e até produzido no Brasil é o Venue, conforme UOL Carros noticiou no ano passado.
Revelado no Salão de Nova York em 2019, o Venue é um utilitário esportivo compacto global, comercializado em mercados como o norte-americano.
Exibindo carroceria quadrada e dianteira fora do convencional, com grade de grandes dimensões e faróis divididos em duas seções, ele pode ser considerado o SUV do HB20 ou um míni Creta - sim, a nova geração do Creta, com estreia no Brasil prevista para 2021, terá aparência bem semelhante e polêmica.
O Venue traz interior parecido com o do hatch compacto e dimensões diminutas: são 4,04 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,56 m de altura.
Nos Estados Unidos, é vendido com motor 1.6 aspirado de 123 cv e 18,4 kgfm de torque, com câmbio CVT e tração sempre dianteira.
Aqui, seria rival de modelos como VW Nivus e Honda WR-V.
Sua produção em Piracicaba (SP) demandaria investimento, pois hoje a planta está adequada para atender a demanda por Creta e HB20. Outra possibilidade seria importá-lo, mas o dólar alto traz dúvidas sobre a viabilidade.
Além do pequeno Venue, merece destaque o Kona, já disponível aos vizinhos argentinos e comercializado também nos EUA.
Este seria posicionado no Brasil acima do Creta e abaixo do Tucson.
Traz aparência mais palatável e mede 4,16 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura. Tem praticamente o mesmo entre-eixos do Creta e é 13 cm mais curto.
No mercado norte-americano, tem motor 2.0 aspirado de 150 cv e 18,2 kgfm, mais transmissão automática de seis velocidades.
Também foram flagrados modelos já comercializados anteriormente aqui, mas que hoje estão fora de linha, como o novo Sonata e a geração atual do Veloster, esta equipada com motor 1.6 turbo de aproximadamente 200 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem - conjunto mecânico mais empolgante que o 1.6 aspirado de 128 cv do modelo vendido aqui alguns anos atrás.
Outro carro que chama a atenção é o novo Elantra, também fotografado no estacionamento, em dois exemplares. O azul das fotos é da versão esportiva N Line, equipada com propulsor 1.6 turbinado de 204 cv e 27 kgfm e transmissão automática de sete marchas. Seria um rival à altura do VW Jetta GLI?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.