Camaro, Porsche, Mercedes: PM de SC tem 3 carrões e 1.300 cv contra o crime
Ultimamente, carros esportivos apreendidos e incorporados a polícias têm ganhado as manchetes - como o Chevrolet Camaro que já esteve em poder de um traficante e hoje integra a frota da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul.
Na vizinha Santa Catarina, forças policiais não têm um, mas três veículos potentes e luxuosos, que juntos somam mais de 1.300 cv.
O trio, formado por Mercedes-AMG C 63 S, Porsche Cayenne GTS e Camaro SS, está a serviço da Polícia Militar catarinense.
Os dois primeiros foram confiscados em fevereiro de 2018 de um investigado por tráfico de drogas. Em novembro do ano passado, chegaram ao 12º Batalhão da PM, em Balneário Camboriú - mediante determinação judicial, a pedido do Ministério Público.
A Polícia Militar informa que mantém posse provisória desses carrões, que foram a leilão em quatro oportunidades, mas não receberam lances.
Já o Camaro foi confiscado em 2013 e está com a Polícia Militar de Balneário Camboriú há cerca de dois anos.
Atualmente, o Mercedes se encontra a serviço da Polícia Rodoviária Estadual de Santa Catarina.
Equipado com motores potentes e capaz de acelerar até tirar o fôlego, o trio não participa de perseguições e prisões, como seria natural imaginar. De acordo com a PM, os esportivos atuam como "embaixadores" da corporação em campanhas preventivas e outros eventos voltados à comunidade.
No ano passado, por exemplo, foi realizado o sorteio de um passeio nos veículos entre crianças do Estado.
Todos receberam envelopamento com o padrão visual e emblemas da PM, além de sirene e giroflex.
As adaptações necessárias, bem como a limpeza semanal e as manutenções periódicas, são custeados com doações da comunidade, diz a corporação.
Do que os carros são capazes
O modelo mais potente dos três é sedã da Mercedes-Benz.
Equipado com motor 4.0 V8 biturbo, o C 63 S é a versão mais forte do Classe C: rende 510 cv e respeitáveis 71,4 kgfm, enviados para as rodas traseiras por intermédio do câmbio de dupla embreagem com sete marchas.
Também conta com suspensão esportiva ajustável eletronicamente.
Com esse conjunto, informa a fabricante, o Classe C é capaz de sair da imobilidade e atingir 100 km/h em quatro segundos. A velocidade máxima é de 290 km/h - números que o colocam a par de superesportivos.
O Porsche Cayenne GTS, por sua vez, também não faz feio. O SUV, que é da geração anterior à comercializada atualmente, rende 440 cv e 61,2 kgfm com seu propulsor 3.6 V6 biturbo.
Apesar do porte avantajado, não nega fogo quando se pisa fundo no acelerador com transmissão automática de oito velocidades, vai de zero a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge máxima de 262 km/h.
A tração é integral sob demanda.
Já o Chevrolet Camaro pertence ao clube dos muscle cars norte-americanos e extrai seus 406 cv e 56,7 kgfm do enorme bloco de 6,2 litros aspirado com oito cilindros em "V".
A tração é sempre traseira, capaz de facilmente cantar pneus, enquanto o câmbio é automático de seis marchas.
A respectiva montadora destaca a aceleração de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, com velocidade limitada eletronicamente a 250 km/h.
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