Saveiro GTI: como picape que VW nunca lançou ganhou 3 unidades no Brasil
No passado, a Volkswagen Saveiro já teve versões com visual esportivo, como Summer e Sunset, mas nunca recebeu a honra de ostentar o logotipo GTI.
No Brasil, o modelo mais icônico da marca alemã com essa denominação é o Gol GTI, que virou febre entre colecionadores e hoje existem exemplares vendidos por preços acima de R$ 200 mil.
No embalo do sucesso do hatch, há cerca de três anos surgiu a ideia de fazer o que a VW nunca fez: construir uma Saveiro GTI com as mesmas caraterísticas mecânicas e visuais do Gol famoso.
Hoje existem no País três exemplares com essa configuração, todos fabricados na oficina By Deni Studio, em Indaiatuba, no interior paulista.
O estabelecimento, referência na restauração do Gol GTI e um dos principais responsáveis por sua recente alta valorização, converte a Saveiro com base em um exemplar "comum" e peças de um GTI doador.
"Um cliente de Aldeia da Serra teve a ideia e nós abraçamos o desafio em 2017. Da coluna central para a frente, o carro ficou idêntico ao Gol GTI. Dali para trás, tudo é uma criação da By Deni", conta Denilson de Freitas Santos, o Deni, proprietário da oficina.
A modificação incluiu, como não poderia deixar de ser, elementos fundamentais para transformar a Saveiro em um GTI com caçamba, como o painel de instrumentos satélite com grafismos vermelhos; o volante de quatro bolas; os bancos Recaro com tecido colorido; o escapamento traseiro com ponteira dupla; os para-choques com frisos coloridos; ar-condicionado; e, claro, o motor AP 2.0 com injeção eletrônica.
O primeiro exemplar, feio sobre carroceria de primeira geração "chinesinha", recebeu componentes de um Gol GTI em mau estado, batido e enferrujado.
Parte dos componentes, como forração dos bancos, espumas, frisos, itens de tapeçaria e peças de acabamento externo foram fabricados na By Deni, da mesma forma que nas restaurações do Gol.
Adaptações
Algumas adaptações foram necessárias, como o para-choque traseiro, "emprestado" da VW Parati e adaptado para permitir a abertura da caçamba.
O logotipo alusivo à versão na tampa traseira foi feito sob encomenda e é um pouco menor do que o utilizado no Gol GTI de primeira geração, para combinar com a carroceria diferente.
Já a caçamba recebeu barras pretas de acrílico.
A pintura, por sua vez, seguiu o catálogo de cores originais disponibilizadas para o Gol esportivo - no caso da primeira Saveiro GTI produzida, é o tom vermelho Sport.
Caso o cliente deseje, destaca Deni, o carro pode receber preparação no motor, como turbo, e outras personalizações. Ele prefere não comentar o custo da conversão da Saveiro, mas não é baixo.
A By Deni também transforma a Parati, que já teve versão GTI oficial, lançada e produzida pela Volkswagen.
No caso da Saveiro GTI, o empresário relata que em breve ela terá mais exemplares no Brasil:
"Hoje tenho cinco projetos já encomendados".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.