Maserati rara volta à vida com peças improvisadas e economia de R$ 385 mil
Um empresário de Atibaia, no interior paulista, comprou recentemente uma Maserati 4200 Spyder 2003 que permaneceu cerca de um ano e meio largada no pátio da casa da antiga dona, sob as intempéries, parcialmente coberta por mato e protegida apenas com pedaços de lona velha.
Reinaldo Fatibello, de 52 anos, conta que o carro acumulava quase o próprio valor de dívidas de IPVA e licenciamento atrasados quando ele fechou negócio este mês, após um ano de negociações. Segundo a Tabela Fipe, seu preço médio é de R$ 132 mil.
Isso não o impediu de realizar o sonho de ter um esportivo italiano equipado com motor V8 construído pela Ferrari. Existem apenas 21 exemplares da 4200 Spyder no Brasil.
O fato de o conversível ter ficado tanto tempo sob sol e chuva também não assustou Fatibello - mesmo ele sabendo que um automóvel do tipo tem manutenção cara e peças difíceis de se encontrar.
Com bastante criatividade, além da ajuda de mecânicos experientes, ele acredita que gastará "no máximo" R$ 15 mil para devolver a Maserati à velha forma.
O valor é uma pequena fração da estimativa de conserto de outra 4200 Spyder, do mesmo ano, porém amarela. Esta Maserati foi apreendida e permanece em um pátio da Prefeitura de Guarujá (SP) desde abril de 2016, aparentando danos parecidos.
De acordo com especialistas, com base em fotos recentes, seu reparo sairia por algo entre R$ 350 e R$ 400 mil.
Gambiarras?
No caso, o "orçamento" seria referente a revisão e restauro com itens originais na oficina da Via Italia, importadora oficial da marca. Já o veículo de Fatibello está recebendo componentes novos "emprestados" de outros modelos e serviço de oficinas multimarcas.
"O segredo é não ter pressa e pesquisar muito. Um jogo de velas original da Spyder sai por R$ 3,7 mil. Meu mecânico encontrou velas de moto Honda por aproximadamente R$ 40 cada. Serviram perfeitamente".
Reinaldo, que é dono de uma loja de carros usados, também trocou as duas bombas de combustível de sua Maserati, que recebeu peças utilizadas na Chevrolet Meriva - portanto, bem mais baratas.
Caso tenha de substituir a embreagem do câmbio automatizado, algo que talvez não seja necessário, Fatibello tem outra alternativa econômica:
"Soube da existência de duas Spyders 'doadoras' de peças na capital paulista. A embreagem de uma delas foi vendida há pouco por R$ 3 mil. O item zerado e original custa cerca de R$ 16 mil".
O proprietário conta que, além da ajuda de um mecânico de confiança, a postagem que fez no Facebook com fotos da sua aquisição rendeu quase mil mensagens em apenas dois dias. Muitas delas foram dicas de como encontrar peças usadas ou paralelas para o raro conversível.
Devido ao período prolongado sob os efeitos do clima, a capota de lona da Spyder apresenta um pequeno rasgo, cujo reparo não exigirá a troca da peça inteira, complementa.
Além dos serviços já relatados, ele trocou todos os fluidos, colocou o motor para funcionar e ainda vai realizar uma limpeza caprichada no carrão, que sai da fábrica com 395 cv de potência e 46 kgfm de torque, enviados para as rodas traseiras.
Para ajudar a bancar a nova máquina, Reinaldo pretende vender futuramente sua réplica de Porsche 356 conversível. Ele também é dono de Toyota Bandeirante, Chevrolet C10, VW Fusca 1967 e caminhão FNM.
"Nunca pensei em ter uma Maserati legítima. O ronco do motor em marcha-lenta é maravilhoso, não tem nada igual", diz o empresário. Ele não vê a hora de terminar os reparos necessários e começar a curtir sua aquisição.
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