Limusine de líder comunista chinês acusado de traição está à venda
Um Mercedes 600 Pullman 1965 com uma história bastante curiosa está sendo vendido no site eBay. O modelo, em boas condições e com relativamente pouca rodagem, tem o preço de US$ 285 mil (cerca de R$ 1,5 milhão na cotação atual).
Ele pertencia a Chen Yi, membro do Partido Comunista que subiu na hierarquia ao se tornar prefeito de Xangai em 1949. Ele se tornou ministro das Relações Exteriores da China e foi até capa da revista Time para um artigo intitulado "O Inimigo na Ásia - Ministro das Relações Exteriores da China Vermelha, Chen Yi".
Assim, a fama permitiu que Chen Yi tivesse um carro especial como este. Porém, a alegria durou pouco, após o político ser "acusado de deslealdade" durante a Revolução Cultural da China. O modelo acabou nas mãos da Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC) e foi guardado por muito tempo. Ele foi redescoberto na década de 1990 por um engenheiro alemão que trabalhava na Volkswagen em Xangai.
O homem o comprou e o levou de volta para a Alemanha. O Pullman trocou de mãos várias vezes, mas mesmo assim tem apenas 21.186 km rodados. Atualmente ele se encontra na Califórnia.
Seu motor é um V8 de 6.3 litros que gera 253 cv de potência. Uma característica interessante do modelo é seu sistema hidráulico, usado para gerar energia das janelas até os bancos e o porta-malas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.