Topo

Novo SUV da Fiat é flagrado em testes; lançamento será no fim de 2021

SUV da Fiat será lançado no fim de 2021 - Rafaela Borges/UOL
SUV da Fiat será lançado no fim de 2021
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/11/2020 10h37

Resumo da notícia

  • Novo modelo será mais barato do que Jeep Renegade
  • SUV terá plataforma e peças vindas do Argo
  • Motorização 1.0 turbo de três cilindros pode render até 125 cv

A Fiat segue realizando testes com protótipos de seu inédito SUV compacto.

Desta vez, o veículo foi flagrado pela colunista de UOL Carros, Rafaela Borges.

A camuflagem pesada esconde as linhas definitivas do modelo, que será lançado comercialmente no segundo semestre de 2021. O planejamento original previa estreia até junho do ano que vem, mas a pandemia forçou a FCA a postergar seu cronograma em pelo menos seis meses.

Mais barato que Renegade

SUV Fiat 3 - Cloud of Vape/Acervo Pessoal - Cloud of Vape/Acervo Pessoal
Veículo roda em testes há alguns meses
Imagem: Cloud of Vape/Acervo Pessoal

De toda maneira, o projeto conhecido internamente como 363 está a todo vapor. Por baixo do disfarce está um SUV compacto com pegada de cupê, justamente como o Volkswagen Nivus - um de seus futuros rivais.

Sabiamente, a Fiat vai posicionar seu novo produto em uma faixa de preço abaixo do Jeep Renegade. Ou seja, podemos esperar em torno de R$ 75 mil a R$ 90 mil.

Assim, a FCA evita concorrência interna e consegue explorar uma fatia do mercado onde não estava presente com nenhuma de suas marcas.

Parentesco com Argo

SUV Fiat 2 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Modelo terá plataforma e peças do Argo
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O SUV não será totalmente novo dentro da gama Fiat. Isso porque plataforma e várias peças da carroceria serão aproveitadas do Argo, como forma de reduzir custos. O design, porém, terá importantes diferenças em relação ao hatch.

A frente incorpora a nova identidade visual inaugurada pela Strada, mas com refinamentos no desenho dos faróis e no para-choque. Atrás, as lanternas devem ser mais afiladas e com formato diferente do hatch.

O novo modelo terá duas opções de motorização. As versões de entrada virão com o 1.3 Firefly de até 109 cv, mas associado a uma inédita transmissão do tipo CVT. São grandes as chances de esta combinação já equipar a Strada antes da estreia do SUV.

Já as configurações mais caras terão o inédito 1.0 Firefly turbo. Com duplo comando variável de válvulas, ele deve entregar entre 120 cv e 125 cv quando abastecido com etanol. Como será de praxe nos futuros modelos da FCA, a nova linha de motorizações turbinadas será vendida apenas com câmbio automático.