Proa de navio tombado finalmente é fatiada com carros zero km dentro; veja
Pouco mais de três semanas após início do fatiamento do navio MV Golden Ray, tombado há mais de um ano na costa da Geórgia (EUA,) a equipe responsável por sua remoção finalmente concluiu o corte da primeira seção do cargueiro. O navio, que tem cerca de 200 metros de comprimento, naufragou com cerca de 4,2 mil carros em seu interior.
Imagens da primeira fatia, correspondente à proa, exibem alguns dos veículos que repousavam no seu interior - alguns parcialmente cortados e todos já bastante danificados pelo tombamento do cargueiro, em 8 de setembro de 2019.
Os automóveis zero-quilômetro também sofreram corrosão causada pelo contato prolongado com a água salgada.
O corte do MV Golden Ray em oito fatias começou no dia 6 de novembro, com a chegada e o posicionamento do guindaste gigante que está dividindo o casco por meio de correntes.
Essa foi a forma encontrada para tirá-lo do local do naufrágio, entre as ilhas de Saint Simons e Jekyll.
De acordo com autoridades locais, o fatiamento da primeira seção do Golden Ray foi completado na manhã do último sábado. Neste momento, os trabalhadores se preparam para retirar a seção da Barreira de Proteção Ambiental (EPB) que cerca o navio para finalizar a remoção da peça.
Os preparativos para o segundo corte na embarcação de 200 metros já foram iniciados.
"Este é nosso primeiro grande marco na operação. Validamos o método geral de remoção enquanto continuamos a refinar nossas estratégias para aumentar a eficiência dos próximos seis cortes", disse o Comandante Efren Lopez, Coordenador da Guarda Costeira dos EUA.
"As equipes de resposta na costa e na água têm vigiado de forma proativa e respondido a todos os possíveis impactos ambientais. Incentivamos o público a continuar relatando quaisquer detritos que sejam encontrados por meio da linha direta de denúncia e por formulários online."
Os trabalhos estão levando muito mais tempo do que o inicialmente estimado - a previsão era de cortar uma fatia a cada 24 horas. O principal contratempo até agora foi uma corrente arrebentada após 25 horas de corte. Não houve feridos nem danos ao VB-1000, mas a operação precisou ser paralisada.
Após isso, ajustes no aparelho de corte o fizeram melhorar seu desempenho.
"O processo de fatiamento foi cuidadosamente projetado e modelado, mas continua sendo uma operação altamente complexa", iniciou o subcomandante Tom Wiker, da empresa Gallagher Marine Systems.
Quais veículos estão dentro do cargueiro
Quais são os modelos de automóveis que estão dentro do navio? E qual será o destino deles?
De início, é importante dizer que, apesar de a empresa responsável pelo navio ser a Hyundai Glovis (braço de logística do conglomerado sul-coreano), um porta-voz da companhia afirmou que a carga não inclui carros da marca - e, sim, automóveis da Kia e de outras montadoras globais.
Oficialmente não foi divulgada uma lista com os modelos, mas alguns indícios ajudam a trazer luz sobre quais permanecem dentro do navio.
Fotos divulgadas do seu interior já naufragado mostraram alguns veículos submersos e danificados. E as imagens permitem constatar que, dos mais de 4.000 carros nunca rodados, há exemplares fabricados pela General Motors. Analisando duas fotos, conseguimos identificar os SUVs grandes Tahoe e Suburban, da Chevrolet.
Muito populares nos EUA, os dois utilitários esportivos não são comercializados oficialmente no Brasil. No mercado norte-americano, o Tahoe tem preços sugeridos a partir de US$ 49 mil (R$ 263,6 mil no câmbio de ontem) e o Suburban, com chassi alongado, custa desde US$ 51,7 mil (R$ 278,2 mil).
Ambos podem ser equipados com até nove assentos e motor 6.2 V8 de 426 cv na linha 2020.
Quanto aos carros da Kia, o local do acidente ajuda a deduzir quais são os modelos atingidos. O porto de Brunswick fica bem próximo à fábrica da montadora em West Point, Geórgia, onde são fabricados os modelos Telluride e Sorento, outros SUVs de grande porte; e o sedã Optima.
Dos três, apenas o Sorento é vendido no Brasil, com preço a partir de R$ 199.990. O destino do MV Golden Ray era Baltimore, nos Estados Unidos, de onde os carros seriam exportados a países do Oriente Médio.
Qual será o destino dos veículos
As oito fatias do Golden Ray e o que restar dos respectivos carros serão levados para reciclagem em um estaleiro no Estado da Louisiana.
A expectativa é de que a desmontagem das peças demore pelo menos dois meses.
A Hyundai Glovis, dona do cargueiro, informa que vai tentar salvar quantos veículos for possível, embora a maior parte deva ser mesmo transformada em sucata.
Outro navio já foi fatiado com carros dentro
Essa não é a primeira vez na qual um cargueiro naufragado com automóveis zero no seu interior tem de ser cortado em fatias.
Em dezembro de 2002, o navio MV Tricolor foi atingido por outra embarcação após deixar o porto de Zeebrugge, na Bélgica, rumo a Southampton, na Inglaterra - de onde seguiria viagem para os Estados Unidos.
A cerca de 30 km da costa francesa, o Tricolor tombou com uma carga de centenas de carros de luxo das marcas Volvo, BMW e Saaab.
Para tirar o navio gigante do local, e evitar mais danos ambientais após a constatação de um vazamento de óleo, o cargueiro também foi cortado em fatias, igualmente com os automóveis no seu interior, utilizando técnica semelhante - também aplicada no resgate do submarino russo Kursk, em 2001.
No caso, os carros foram vendidos como sucata após o resgate.
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