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Carro sobrevive intacto após navio ser fatiado, mas destino deve ser cruel

Foto da proa já recordada e deitada de lado exibe carro branco aparentemente intacto em meio a veículos enferrujados e retorcidos - Reprodução/Barry Barteau/Facebook
Foto da proa já recordada e deitada de lado exibe carro branco aparentemente intacto em meio a veículos enferrujados e retorcidos Imagem: Reprodução/Barry Barteau/Facebook

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/12/2020 04h00Atualizada em 04/12/2020 12h38

Finalizado no fim de semana passado, o corte da primeira fatia do cargueiro MV Golden Ray, tombado na costa da Geórgia (EUA) desde 8 de setembro de 2019, revelou parte da carga com cerca de 4,2 mil carros zero-quilômetro.

Fotos impressionantes exibem dezenas de veículos retorcidos e bastante danificados. Porém, chamou a atenção o fato de pelo menos um deles aparentar estar intacto, ainda virado de lado e preso às cintas usadas nesse tipo de transporte.

Trata-se do veículo branco no centro da foto acima, que ainda traz as películas de proteção aplicadas quando saiu da fábrica. Como toda a grade dianteira e boa parte do para-choque frontal estão cobertas, fica difícil identificar a marca e o modelo.

Proa de navio tombado finalmente é fatiada com carros zero km dentro; veja - Divulgação - Divulgação
Proa do navio recortada no último fim de semana exibe parte da carga de 4,2 mil carros bastante danificados
Imagem: Divulgação

As imagens exibem picapes RAM, bem como SUVs da Chevrolet - fotos anteriores à operação de resgate mostram que a embarcação traz modelos como Tahoe e Suburban. O MV Golden Ray também teria veículos da Kia.

Mas qual será o destino do carro intacto e de outros que porventura tenham resistido ao naufrágio inteiros ou parcialmente preservados?

São grandes as chances de que o veículo utilitário branco e outros tenham sofrido danos durante o transporte da proa gigante para a terra firme ou posteriormente - há relatos de que alguns automóveis caíram no mar e foram em seguida retirados das águas.

navio tombado 4.200 carros Georgia MV golden Ray naufrágio resgate cargueiro - Reprodução/Barry Barteau/Facebook - Reprodução/Barry Barteau/Facebook
Muitos carros foram cortados juntamente com o navio durante a operação; carga tinha seguro e houve perda total
Imagem: Reprodução/Barry Barteau/Facebook

Fato é que tanto o navio, pertencente à Hyundai Glovis, braço de logística da empresa sul-coreana, quanto a respectiva carga hoje pertencem a uma seguradora.

Pouco após o naufrágio, foi declarada perda total do cargueiro e dos carros no seu interior - as indenizações somadas chegam a algo em torno de US$ 160 milhões (R$ 822,4 milhões no câmbio de ontem).

As fatias do navio serão levadas para reciclagem em um estaleiro no Estado da Louisiana, enquanto a maior parte, senão a totalidade da frota de veículos nunca rodados irá ser desmontada para virar sucata.

Operação complexa

navio tombado 4.200 carros Georgia MV golden Ray naufrágio resgate cargueiro - Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound - Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound
Equipe instalou alças gigantes no casco do navio para orientar corte e suspender as fatias
Imagem: Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

A remoção do MV Golden Ray do local onde permanece tombado há mais de um ano, próximo ao porto de Brunswick e entre as ilhas de Saint Simons e Jeckyll, teve início no dia 6 de novembro, após uma série de adiamentos - causados por fatores como a temporada de furacões e a pandemia do coronavírus.

O resgate, que consiste em cortar o cargueiro em oito fatias, com os veículos ainda no seu interior, também tem enfrentado contratempos.

Para recortar o MV Golden Ray, a Guarda Costeira e o restante do time encarregado da operação tem utilizado um guindaste capaz de içar 7,5 mil toneladas. O equipamento, chamado de VB-1000, também traz uma corrente com elos enormes que vai e volta, seccionando a estrutura metálica.

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Guindaste montado sobre duas plataformas flutuantes é responsável por fatiar navio com corrente de âncora
Imagem: Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

Foi montada uma barreira no entorno do navio para conter destroços e também materiais nocivos como gasolina, óleo lubrificante e outros fluidos contidos nos automóveis e que têm caído no mar.

O cargueiro tombou pouco mais de 20 minutos após deixar o porto de Brunswick rumo a Baltimore, também nos Estados Unidos.

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Funcionários ajustam corrente; elos são removidos à medida que corte avança para manter tensão ideal
Imagem: Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

De acordo com investigações preliminares, o naufrágio ocorreu por conta da má distribuição da carga, que elevou demais o centro de gravidade e fez com que o MV Golden Ray caísse de lado durante uma manobra.

Toda a tripulação foi resgatada com vida.

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BBC Brasil

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