Topo

GM recebe autorização para testar veículos sem motorista nos EUA

Carro autônomo da Cruise - Divulgação
Carro autônomo da Cruise Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/12/2020 11h23

A empresa Cruise obteve aval das autoridades da cidade norte-americana de São Francisco para testar seus modelos de condução autônoma nas ruas sem a presença de um motorista de segurança humano ao volante.

A empresa pertencente à General Motors agora irá testar cinco de seus protótipos autônomos em algumas ruas da movimentada cidade, com estes veículos não podendo exceder 30 mph (48 km/h) e não tendo permissão para operar sob chuva ou nevoeiro forte.

Os carros deverão ter um funcionário da Cruise no banco do passageiro e terão um botão de emergência no console central para o caso de algo dar errado.
Os protótipos autônomos também serão monitorados remotamente pelos funcionários da Cruise.

"Ficar sem motorista em São Francisco levou mais de cinco anos de testes rigorosos, mais de 2 milhões de milhas dirigindo em um dos ambientes mais malucos para se guiar, junto com o trabalho árduo de uma enorme equipe de engenheiros dedicados e outras pessoas na Cruise, bem como na GM", disse Dan Ammann, executivo-chefe da Cruise. "E sem falar de vários bilhões de dólares de investimento ao longo do caminho."

A Cruise utiliza o Chevrolet Bolt como protótipo de teste, mas lançou o Cruise Origin - veículo que não possui volante e nem pedais - em janeiro de maneira experimental. Ele será fabricado pela GM, mas não se sabe se ele substituirá o Bolt.