Pesquisa aponta que preço, segurança e consumo determinam compra de carro
O preço ainda é o fator determinante na decisão de compra de um veículo no Brasil. É o que aponta uma pesquisa realizada pela OLX, maior plataforma de compra e venda online de carros no país.
Segurança e consumo de combustível aparecem nas posições consequentes, seguida por conforto, manutenção, marca, tecnologia, espaço interno e custo de seguro.
"A relação de custo benefício é um dos principais aspectos que o consumidor leva em consideração para comprar um veículo, o que justifica as três primeiras posições na lista. Preço e combustível são contabilizados nos gastos ou na economia que o automóvel pode ter e a segurança é vista como um benefício necessário", afirma Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.
Ainda de acordo com o levantamento, entre os clientes que costumam visitar concessionárias, mais da metade deles vão em duas a três lojas antes de fechar negócio. Para 71%, o objetivo principal é buscar o melhor preço, seguido por um melhor valor de troca (47%) e a disponibilidade de modelo e/ou cor específicos (45%).
Questionados sobre a forma de pagamento, 41% dos entrevistados afirmam que realizaram à vista, enquanto 28% dizem ter utilizado financiamento bancário. Outros 14% parcelaram diretamente com o vendedor, enquanto 13% aproveitaram o valor arrecadado com a venda de seu antigo veículo. Apenas 4% afirmaram ter realizado consórcio.
Classificados online dominam preferência
A OLX também perguntou aos usuários de internet qual foi o meio escolhido para anunciar o veículo.
75% o fizeram por meio de sites e aplicativos, 52% utilizaram as redes sociais, 28% consultaram amigos e parentes, 23% contataram concessionárias pessoalmente ou por telefone e 11% decidiram anunciar em classificados de jornais e revistas.
Perguntados sobre os motivos que levaram à preferência por sites e aplicativos, 55% afirmaram que são meios mais práticos para anunciar, ao passo que 48% acreditam que são canais mais efetivos para a venda e 45% disseram que os anúncios ganham mais visibilidade na região onde pretendiam vender o veículo.
Foram entrevistados mais de 980 homens e mulheres, que acessaram sites e aplicativos de compra e venda de carros nos últimos cinco anos, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C. O levantamento foi realizado entre 25 de agosto e 21 de setembro.
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