Topo

Por que "Mario Kart da vida real" virou alvo de fúria da Nintendo no Japão

Mario Kart nas ruas de Tóquio - Divulgação
Mario Kart nas ruas de Tóquio Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

05/01/2021 13h32

A empresa MariCar no Japão transformou em realidade aquilo que uma geração sempre quis fazer: entrar dentro do game Mario Kart. Ela fazia passeios pelas ruas de Tóquio possibilitando que seus clientes dirigissem karts com fantasias de personagens do game. Como não poderia ser diferente, sua fama cresceu rapidamente com vídeos que viralizavam na internet.

No entanto, os tours chamaram a atenção da Nintendo, que resolveu processar a empresa por uso indevido de sua marca.

O caso foi até a Suprema Corte do Japão, que confirmou que a MariCar (que mudou de nome para Street Kart durante o andamento do caso) violou propriedade intelectual da Nintendo. Assim, o empreendimento foi condenado a pagar para a Nintendo 50 milhões de ienes - cerca de R$ 2,5 milhões no câmbio atual. A Street Kart ainda apelou, mas o Supremo Tribunal japonês manteve a multa.

Não foi a primeira vez que a Nintendo processou o empreendimento. A então chamada Mari Mobility (que operava como MariCar) já havia sido alvo da produtora gamer em 2017. Ela ocasião, a Nintendo alegava se preocupar com o fato de poder ser afetada negativamente devido a acidentes ocorridos em tours da MariCar.

Na ocasião, a empresa foi obrigada a pagar 10 milhões de ienes (R$ 514 mil).

A multa chega em um momento ruim para a Street Kart, que tem tido problemas para atuar com a pandemia do coronavírus afetando seu número de clientes.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.