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Modelo 3 da Tesla percorre 576 km guiado por software de direção autônoma

Youtuber só pôs as mãos no volante para pegar um desvio em direção a um posto e para manter o software ativo - Reprodução/YouTube/Whole Mars Catalog
Youtuber só pôs as mãos no volante para pegar um desvio em direção a um posto e para manter o software ativo Imagem: Reprodução/YouTube/Whole Mars Catalog

Colaboração para Carros, em São Paulo

07/01/2021 16h30Atualizada em 08/01/2021 07h50

Um cliente da Tesla teve a oportunidade de testar a mais nova atualização do sistema de direção altamente assistida dos carros da empresa, e "dirigiu" de Los Angeles até a região do Vale do Silício, nos EUA, praticamente sem mexer o volante. O trajeto, de 576 quilômetros, foi gravado e concluído com maestria, rendendo elogios para a evolução da tecnologia automatizada.

O "Model 3" foi o carro utilizado pelo motorista, que pôde experimentar um pouquinho do futuro por fazer parte de um programa da Tesla que oferece usa clientes como "cobaias" para testes de tecnologias em movimento.

Ele saiu com o carro da sede da SpaceX em Los Angeles, empresa também "irmã" da Tesla por também ter sido fundada pelo empresário Elon Musk — que tornou-se hoje o homem mais rico do mundo —, e só mexeu precisou guiar o carro no volante em um desvio para chegar em um posto de carregamento. Durante o restante do trajeto, no entanto, o software "Full Self-Driving" (direção totalmente autônoma, em tradução livre) guiou o veículo.

Toda a experiência foi gravada e publicada no YouTube pelo motorista, que aprovou a tecnologia. "O software está cada vez melhor", escreveu o condutor, que já havia participado de testes anteriormente, na descrição do vídeo.

O FSD, além de reconhecer os veículos ao seu redor, possibilita que os carros parem em semáforos, reconheçam as placas de trânsito, mudem de faixa e estacionem em "piloto automático".

Elon Musk já comentou sobre a tecnologia no Twitter, e revelou que uma assinatura do software no valor de US$ 10 mil (cerca de R$ 54 mil) estará disponível para proprietários de carros da Tesla ainda neste ano.

Contudo, a atenção humana ao trânsito ainda não pode ser ignorada. Logo, para ter certeza que o motorista não está dormindo, por exemplo, o sistema requer toques sutis no volante para se manter ativado na estrada.

Um ponto fraco do software, notado por um espectador do vídeo, está no desvio de objetos no chão. O internauta percebeu que ao se deparar com destroços na estrada, o motorista teve que movimentar o volante para se esquivar.

Segundo o motorista, a expectativa da Tesla é diminuir cada vez mais a necessidade da atenção humana no trânsito, a ponto que o software seja "confiável o suficiente" para não exigir os pequenos toques no volante, muito menos a necessidade de se esquivar de buracos e destroços.

Assista ao vídeo em formato de 'time-lapse', publicado no canal Whole Mars Catalog, com o trajeto realizado pelo motorista: