Topo

Mercedes revela novo sistema MBUX Hyperscreen com tela de 2 metros

MBUX Hyperscreen - Divulgação
MBUX Hyperscreen Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

08/01/2021 14h35

A Mercedes-Benz apresentou seu novo sistema de entretenimento MBUX Hyperscreen, que será destaque no novo sedã 100% elétrico da montadora alemã, o EQS - atualmente em fase de testes.

Sua tela curvada tem 141 centímetros de largura, com os passageiros podendo utilizar uma área 2,4 metros quadrados no display. O sistema usa oito núcleos de CPU, 24 gigabytes de RAM e banda de memória RAM de 46,4 GB por segundo. Ele ainda utiliza dados de medição de uma câmera multifuncional e um sensor de luminosidade para adaptar o brilho da tela às condições ambientes.

De acordo com a Mercedes-Benz, foram estudados os comportamentos de seus usuários na utilização da primeira geração do sistema MBUX. As categorias navegação, rádio/mídia e telefonia foram as preferidas. Por isso, a aplicação de navegação aparece sempre no centro da tela, com funcionalidade total.

Mais de 20 outras funções - incluindo programa de massagem ativa, alertas de aniversários e lista de sugestões do que fazer - são disponibilizadas e sugeridas automaticamente com a ajuda da inteligência artificial "quando forem importantes para o cliente".

O usuário pode aceitar ou rejeitar qualquer sugestão com apenas um clique. Por exemplo, o sistema pode sugerir uma ligação celular que o proprietário faça rotineiramente no mesmo horário, ou sugerir uma função de conforto de massagem utilizada usualmente ou aquecimento do banco e do volante em dias frios.

"Com o nosso MBUX Hyperscreen, uma nova concepção de design torna-se realidade", afirma Gorden Wagener, diretor de design da Daimler AG. "Nós juntamos a tecnologia com o design de uma forma fascinante, que proporciona ao cliente uma facilidade de utilização sem precedentes. Nós amamos a simplicidade e atingimos um novo nível do MBUX."

Sajjad Khan, membro do Conselho de Administração e diretor técnico da Mercedes-Benz AG, concluiu: "o MBUX Hyperscreen é ao mesmo tempo o cérebro e o sistema nervoso do carro. Ele consegue conhecer melhor o cliente aprendendo de forma contínua e disponibiliza uma oferta personalizada de infoentretenimento e operação antes mesmo que o ocupante tenha que clicar ou pesquisar em qualquer lugar."