Nada de IPVA: 5 carros bacanas que estão isentos do imposto em 2021
Mais um ano começou e, com ele, vêm as taxas impostos anuais referentes ao seu carro, como licenciamento, seguro e IPVA.
No entanto, nem todos os proprietários de automóveis têm de arcar com o custo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Existem determinadas categorias que são isentas do tributo em muitos Estados, incluindo veículos mais antigos.
No Estado de São Paulo, todos os carros com mais de 20 anos de fabricação têm o benefício. Ou seja: em 2021, modelos produzidos em 2000 passam a estar livres da cobrança.
Selecionamos cinco veículos interessantes fabricados há duas décadas.
Pesquisando bem, dá para encontrar exemplares em bom estado com preço acessível, considerando os valores indicados na Tabela Fipe.
Confira.
Ford Ranger diesel
Que tal ser dono de uma picape média com motor a diesel e tração 4x4 sem gastar muito nem pagar IPVA?
Uma alternativa a ser considerada é a Ford Ranger ano/modelo 2000.
Há unidades dessa safra com cabine dupla e preço na faixa de R$ 30 mil.
Importada da Argentina, o modelo turbodiesel traz motor 2.5 de 115 cv de potência e 29 kgfm de torque, gerenciado por transmissão manual de cinco marchas.
Honda CR-V
Os SUVs nunca foram tão desejados, mas talvez as opções zero-quilômetro hoje disponíveis no mercado sejam caras demais para o seu bolso - sem contar a despesa anual com IPVA, que em São Paulo é de 4% para essa categoria.
Existe a opção de utilitários esportivos mais antigos: para quem gosta da confiabilidade mecânica de veículos Honda, vale dar uma olhada no CR-V de primeira geração.
Enquanto o CR-V zero-quilômetro custa R$ 210 mil, uma unidade com transmissão automática de quatro marchas pode ser adquirida por aproximadamente R$ 22 mil.
Essa geração é menor do que a atual, porém não deixa de oferecer o bom espaço interno e a altura elevada do solo que os clientes de SUVs tanto apreciam.
Traz sob o capô motor 2.0 a gasolina de 147 cv e 18,4 kgfm e dá para encontrar unidades equipadas com câmbio manual de cinco velocidades.
Volkswagen Golf GTI
Vamos concordar que o Golf GTI, atualmente fora de linha no País, é um dos esportivos mais desejados, inclusive os mais antigos - muito requisitados em projetos de customização visual e de performance.
Há 20 anos, essa versão estava na quarta geração e era produzida no Brasil. O modelo traz propulsor 1.8 turbo de 20 válvulas, capaz de render 150 cv e 20,4 kgfm, com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.
Dentre os equipamentos disponíveis, conta até com teto solar. É possível fechar negócio pagando pouco mais do que R$ 20 mil.
Toyota Corolla
Famoso por conta da sua robustez mecânica e do rodar confortável, o Toyota Corolla é o sedã médio mais vendido do Brasil há sete anos consecutivos e tem bastante força no mercado de usados, muito por conta da sua confiabilidade.
Em 2000, o modelo ainda estava na primeira geração com fabricação nacional, trazendo visual mais quadrado, com três volumes bem definidos típicos de sedãs da época.
A parte mecânica tem motor 1.8 a gasolina, que entrega 116 cv e 15,7 kgfm e é associado ao câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro marchas.
Um Corolla SE-G automático, da versão mais luxuosa e equipada, tem preço médio de R$ 17,5 mil, de acordo com a Fipe.
Audi TT
Se você se interessou pelo Golf GTI aí de cima e o orçamento está mais folgado, vale considerar o Audi TT do mesmo ano/modelo.
Na essência, é o mesmo carro, porém muito mais estiloso, com carroceria cupê que marcou época e cuja primeira geração envelheceu muito bem.
Hoje, pode ser considerado um clássico.
Em 2000, o esportivo da marca de luxo alemã era equipado com motor 1.8 20V turbo semelhante ao utilizado no Golf, porém ajustado para entregar mais performance.
Havia duas configurações desse propulsor: a de entrada, com 180 cv, 24 kgfm e tração dianteira, e a topo de linha, com 225 cv, 28,5 kgfm, tração integral e transmissão manual de seis marchas.
De acordo com a Tabela Fipe, a versão mais potente sai em média por R$ 51 mil, porém o preço pode subir, dependendo da quilometragem e do estado de conservação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.