Vítimas do Corolla: 5 sedãs médios que não acompanharam líder e morreram
Nos últimos três anos, as opções de sedãs médios diminuíram bastante no Brasil.
Devido às baixas vendas, modelos como Mitsubishi Lancer e Ford Focus Fastback, para mencionar alguns, saíram de linha no País. Ao mesmo tempo, as respectivas fabricantes passaram a concentrar seus investimentos em SUVs, que são a bola da vez na preferência dos consumidores.
Todos os sedãs que aqui "morreram" recentemente têm uma coisa em comum: não conseguiram acompanhar o ritmo do Toyota Corolla, que mantém a liderança absoluta da categoria há sete anos consecutivos.
Para se ter uma ideia, no ano passado o Corolla somou 41.072 emplacamentos, mais do que o dobro do vice-líder Honda Civic, com 20.447.
O Chevrolet Cruze ficou bem distante na terceira colocação (8.802), seguido por Volkswagen Jetta (5.796) e Audi A3 Sedan (1.866).
Tirando as marcas de luxo, o futuro no Brasil de ao menos parte dos sedãs médios sobreviventes é incerto - a julgar pelo cenário internacional.
O Cruze já foi descontinuado nos Estados Unidos, no México e até na China, permanecendo em produção somente na Argentina, de onde (ainda) é exportado para cá; e o Focus e outros sedãs da Ford deram adeus a nosso mercado após a matriz nos EUA anunciar prioridade para SUVs e picapes.
Segundo rumores, até o Civic poderia não ganhar nova geração aqui, depois de sair de linha no Japão - onde continua disponível apenas com carroceria hatch.
Veja 5 sedãs médios que recentemente saíram de linha no Brasil:
Renault Fluence
A Renault confirmou em novembro de 2017 a retirada de catálogo do modelo, menos de sete anos após seu lançamento no Brasil.
Sucessor do Mégane, o Fluence era importado da Argentina, onde deixou de ser produzido.
Em 2017, teve 1.086 unidades zero-quilômetro comercializadas, contra 66.188 do Corolla no mesmo período.
Peugeot 408
O 408 deixou de ser trazido da Argentina em fevereiro de 2019. Na ocasião, a Peugeot informou que seguiria disponível na rede de concessionárias enquanto durassem os estoques.
Mais uma vez, a baixa procura foi a motivação da despedida: no ano anterior, o sedã médio da marca francesa acumulou 739 unidades comercializadas, ante 59.062 vendas do Toyota Corolla.
Continuando na PSA, o Citroën C4 Lounge ainda aparece no site brasileiro da montadora - mas existem poucos exemplares zero-quilômetro em estoque.
Segundo a fabricante, "em função da oscilação cambial, a importação de novas unidades do modelo está temporariamente suspensa e a sua retomada levará em conta, dentre outros fatores, a evolução do panorama externo".
Em 2020, o Lounge teve 430 exemplares novos vendidos, contra os já citados 41.072 do rival da Toyota.
Ford Focus Fastback
O sedã médio da Ford encerrou oficialmente sua trajetória brasileira em junho de 2019, quando saiu do configurador da fabricante, 20 anos após estrear aqui.
O Fastback e as versões hatch deixaram de ser produzidas em maio na Argentina, de onde o Focus veio para cá durante duas décadas ininterruptas.
De janeiro a junho de 2019, o Focus Fastback registrou 955 emplacamentos, enquanto no mesmo período o líder Corolla teve 26.084 vendas.
Hoje, a Ford oferece apenas o Ka para quem busca um sedã da marca no Brasil. Fusion e Fiesta Sedan também foram descontinuados.
Mitsubishi Lancer
Após ficar muito tempo sem atualizações e depois de sair de linha no Japão, o Lancer também se despediu aqui no início de 2020.
O modelo deixou de ser montado em Catalão (GO) no ano anterior - sua produção nacional teve início em 2014.
Durante os 12 meses de 2019, o Lancer atingiu o volume de 1.353 veículos emplacados - uma pequena parcela das 56.727 unidades do concorrente da Toyota naquele ano.
Hyundai Elantra
Foi também em janeiro do ano passado que o sedã médio da fabricante sul-coreana deixou de ser oferecido no Brasil.
Sua última reestilização aqui havia acontecido em 2018.
Em 2019, último ano cheio de vendas no Elantra, foram licenciados somente 82 exemplares do modelo.
No ano passado, o modelo ganhou lá fora nova geração, bastante diferente da atual, e ela pode ser lançada no mercado brasileiro.
Em novembro, duas unidades do novo Elantra foram flagradas em um estacionamento da capital paulista, ao lado de outros veículos inéditos da Hyundai.
Uma delas era da versão esportiva N Line, equipada com motor 1.6 turbo de 204 cv.
A filial brasileira da montadora confirmou que os carros são de sua frota interna, porém não comentou se há planos de lançar a nova geração do sedã e os demais carros no Brasil.
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