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Procon notifica Ford sobre direitos dos consumidores após anúncio de saída

Fachada da Ford, em São Bernardo do Campo - Aiuri Rebello/Colaboração para o UOL
Fachada da Ford, em São Bernardo do Campo Imagem: Aiuri Rebello/Colaboração para o UOL

Do UOL, em São Paulo

13/01/2021 14h20

O Procon-SP notificou hoje a Ford para que a montadora explique como vai garantir os direitos dos clientes após o encerramento das suas atividades no Brasil. Anteontem, a Ford anunciou o fim da produção de veículos e o fechamento de três fábricas.

A Ford tem 48h para responder os questionamentos do Procon - o órgão quer saber como será feito o atendimento aos consumidores que têm veículos dentro do prazo de garantia e por quanto tempo, e de que forma, serão disponibilizadas as peças de reposição para veículos fora da garantia.

O Procon também questiona se o encerramento das atividades das fábricas causará impacto no prazo de entrega dos veículos novos comprados recentemente. Segundo o órgão, os questionamentos são pertinentes para garantir os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

A montadora ainda deverá explicar ao Procon se haverá algum ônus aos consumidores que desistiram da compra após o anúncio de encerramento das atividades. Além disso, a Ford deve informar se haverá alteração na política de preços ou condições de compra para veículos comercializados recentemente e ainda não entregues.

Os canais de atendimento ao consumidor também devem ser informados ao Procon-SP.