Topo

Ranking revela cidades com pior trânsito em 2020; Brasil só aparece em 24º

Trânsito nos EUA - Reprodução
Trânsito nos EUA Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/01/2021 12h17

A empresa de tecnologia de navegação TomTom divulgou seu Índice de Tráfego 2020, no qual examinou 416 cidades em 57 países espalhados por seis continentes durante o ano passado. O relatório mostra o impacto do coronavírus na vida cotidiana.

Devido a lockdowns e campanhas para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível, os dados de congestionamento diminuíram em 387 cidades. Essa tendência se iniciou em abril e durou por cerca de dois meses.

Após este período, os níveis de tráfego foram recuperados aos poucos. Moscou teve nível de congestionamento mais alto, registrando 54%. Este número significa que uma viagem de 30 minutos em um horário de pico poderia levar em média 54% a mais do que em condições de trânsito normais.

Atrás da capital russa, tivemos 53% em Mumbai (Índia), Bogotá (Colômbia) e Manila (Filipinas). Istambul (Turquia) completou o top 5 com 51% de aumento. Nos EUA, Los Angeles foi a cidade com maior número, 27%.

Já o Brasil aparece pela primeira vez em 24º lugar no ranking, com Recife. A capital pernambucana teve 37%. O Rio de Janeiro ficou em 40º, com 32%.

Confira o ranking completo aqui.