Nova Ford: quando chegam e quanto custarão Bronco e outros lançamentos
Antes de anunciar no último dia 11 o fechamento das suas fábricas no Brasil, a Ford já tinha definido a chegada de novos produtos importados ao País.
Devido ao fim da operação local de manufatura, todas as futuras novidades da oval azul virão de fora. EcoSport, Ka e Ka Sedan, os únicos veículos nacionais da marca, já deixaram de ser fabricados em Camaçari (BA). Seus estoques vão durar de 30 a 40 dias - conforme já adiantado por UOL Carros.
No mesmo anúncio feito na semana passada, a montadora confirmou as vindas da nova Ranger, fabricada na Argentina; da Transit, montada no Uruguai; do Bronco, trazido do México; e do Mustang Mach 1, que virá dos Estados Unidos. Também mencionou a vinda de um modelo híbrido plug-in, sem especificar qual.
O UOL Carros apurou a estimativa de quando esses e outros modelos vão desembarcar em solo brasileiro, bem como quanto deverão custar.
Parte das informações obtidas pela reportagem foi comunicada por executivos da Ford a cinco revendedores autorizados em reunião no mês de outubro de 2020 - realizada a pedido da Abradif (Associação Brasileira dos Distribuidores Ford).
Na ocasião executivos da operação brasileira da Ford, dentre eles Natan Vieira, vice-presidente de marketing, vendas e serviço para a América do Sul, ainda esperavam produzir na Bahia a próxima geração do EcoSport e pelo menos outro SUV.
"Informaram que a linha Ka teria vida curta e continuaria à venda durante o período de 18 meses a dois anos. Também previam anunciar até abril de 2021 os novos investimentos em Camaçari para produzir o novo Eco e outro utilitário esportivo. Isso não se confirmou", conta um concessionário ouvido pela reportagem.
Procurada pela reportagem, a marca informou que "não irá se manifestar".
Saiba mais sobre os próximos lançamentos da nova Ford.
Bronco
A reedição do SUV médio chega ainda em 2021 na versão Sport, equipada com tração integral, porém mais urbana e barata do que o Bronco convencional - que nos Estados Unidos chega para rivalizar diretamente com o Jeep Wrangler.
Segundo apurou a reportagem, o lançamento será posicionado aqui bem acima do chinês Territory, que hoje parte de R$ 179,9 mil.
"Tenho escutado que o Bronco Sport será lançado aqui até abril deste ano, importado do México e custando na faixa de R$ 280 mil", disse um concessionário presente no encontro.
Construída com chassi monobloco, a novidade traz visual quadrado como o Jeep Renegade, sucesso de vendas no País, e motores turbo: 1.5 de 184 cv na versão de entrada e 2.0 de 248 cv nas configurações mais caras - as que devem vir para cá.
Mustang Mach 1
A versão do esportivo inspirada no Mach 1 de 1968 chega ainda neste ano, com preço estimado acima R$ 400 mil, a depender da flutuação do dólar.
A título de comparação, o Mustang Black Shadow atualmente à venda tem preço sugerido de R$ 396,9 mil.
A diferença é que o motor 5.0 V8 do Black Shadow rende 466 cv, enquanto no Mach 1 a potência é elevada em 20 cv com o mesmo propulsor, que recebe nova calibração.
Além disso, a novidade traz itens como grade, para-choques e rodas de 19 polegadas exclusivos, bem como aerofólio traseiro e faixas laterais.
Maverick
A versão final da picape de porte intermediário com chassi monobloco ainda não foi mostrada, mas está nos planos da filial brasileira da Ford.
A ser produzida no México sobre a mesma base do Bronco, a sucessora da Courier terá cabine dupla e quatro portas para rivalizar com a Fiat Toro.
"Na reunião de outubro, os executivos da Ford informaram que o projeto ainda não tinha sido aprovado para lançamento na América do Sul. Não deverá chegar antes de um ano e três meses", revelou o concessionário.
Portanto, a previsão de estreia é para o primeiro semestre de 2022.
Segundo o revendedor informa, sempre com a ressalva da variação do câmbio, "será um veículo com preço entre R$ 120 mil e R$ 130 mil.
Ranger
A nova geração da picape média, que já está com o desenvolvimento avançado, estreia em solo brasileiro durante o ano que vem, com preços um pouco acima dos cobrados pela geração atual.
Hoje, o utilitário custa de R$ 156.290 até R$ 238.390.
Já a Ranger Black (foto acima), da atual geração, chega às concessionárias brasileiras entre junho e julho de 2021.
Baseada na versão topo de linha Limited, vai se diferenciar das demais por conta de detalhes pretos nas rodas, na grade e em outros detalhes internos e externos.
A mecânica será conhecida: motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, com transmissão automática e tração integral.
A picape é um produto estratégico para a Ford e seus revendedores. "As vendas são muito alavancadas pelo agronegócio, por conta do posicionamento estratégico da Ranger", comentou um concessionário.
Transit
Já a nova geração da van e furgão começa a ser montada neste ano em território uruguaio em regime CKD, totalmente com peças importadas.
A produção no país vizinho ficará a cargo da Nordex, que já monta os utilitários Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Kia Bongo.
"A Transit chega até junho e será posicionada com preço semelhante ao da Renault Master, abaixo do valor cobrado pela Mercedes-Benz Sprinter".
A Ford Transit foi vendida no Brasil entre 2008 e 2014, importada da Turquia.
Nessa nova fase uruguaia, deverá ser comercializada em nosso País nas configurações chassi, minibus, van e cabine dupla.
Quanto ao híbrido plug-in prometido pela Ford, o concessionário diz não ter informações de qual será.
"Até este momento, nada foi falado da chegada do Escape nessa configuração".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.