Topo

Ford fecha fábricas no Brasil e investe bilhões na África para fazer Ranger

Construção de fábrica da Ford na África do Sul - Divulgação
Construção de fábrica da Ford na África do Sul Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

03/02/2021 11h46

Depois de anunciar o fim de suas fábricas no Brasil recentemente, a Ford informou que irá fazer um investimento bilionário na África do Sul. Enquanto os investimentos no Brasil secaram e levaram ao fechamento de três fábricas, São Bernardo do Campo e Taubaté em SP e Camaçari (BA), o país africano terá uma injeção de US$ 1,05 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões na cotação atual) da montadora norte-americana. Com isso, a marca visa aumentar sua produção anual de 168 mil para 200 mil veículos no local.

Este investimento será feito em duas etapas, com US$ 683 milhões (R$ 3,6 bi) para atualizações de tecnologia e novas instalações em sua fábrica em Silverton e mais US$ 365 milhões (R$ 1,9 bi) para atualizar as ferramentas em suas principais fábricas de fornecedores em todo o país.

Com isso, a Ford crê que irá gerar 1.200 novos empregos devido à maior capacidade de produção, e mais 10 mil vagas em sua rede de fornecedores.

"É o maior investimento nos 97 anos de história da Ford na África do Sul e um dos maiores já feitos na indústria automotiva local", disse Andrea Cavallaro, diretor de operações internacionais da Ford, que acrescentou que a Ford quer tornar sua fábrica de Silverton totalmente autossuficiente em energia e neutra em emissão de carbono até 2024.

Presidente de Mercados Internacionais da Ford, Dianne Craig afirmou: "este investimento modernizará ainda mais nossas operações na África do Sul, ajudando-as a desempenhar um papel ainda mais importante na recuperação e no crescimento de nossas operações automotivas globais, além de auxiliar em nossa aliança estratégica com a Volkswagen".

"A Ranger é um de nossos veículos globais de maior volume e mais sucesso. Este investimento irá equipar a nossa equipe com as ferramentas e instalações para entregar a melhor Ford Ranger de todos os tempos, em maior número e com qualidade superior."

A parceria com a VW vai dar origem a segunda geração da Amarok usando a base da Ford Ranger e, por isso, a produção da picape alemã para todo o mundo será focada na planta sul-africana. Tanto Ranger quanto Amarok tinham na Argentina um dos polos de produção; por enquanto só a Ranger está confirmada com produção na Argentina.

Vale reforçar que um dos motivos que levaram a Ford a encerrar suas operações fabris no Brasil é a falta de lucratividade da operação, que era toda baseada em veículos de valor e lucratividade menores (Ka e Ecosport), enquanto a Argentina produz a Ranger e o restante da gama será de veículos importados, como o Territory e o Mustang.