De Porsche a Mercedes: oficina tem 150 carrões largados a céu aberto
Apaixonado por carros e acumulador por natureza, o dono de uma oficina localizada em Decatur, nos arredores de Atlanta, nos EUA, tem mais de 150 modelos de marcas como Porsche, BMW, Jaguar e Mercedes-Benz.
A maior parte da coleção repousa há muitos anos largada a céu aberto no pátio do estabelecimento. Alguns dos veículos já estão bastante deteriorados, enquanto outros ainda exibem boa forma. Uma parcela é bastante rara e cobiçada, mesmo exigindo tempo e dinheiro para uma eventual restauração.
Basta dar uma volta pela oficina para encontrar joias antigas como Porsche 911 Turbo conversível, Mercedes-Benz 190E 2.3, BMW M6, Alfa Romeo GTV6 e Ford Mustang Mach 1 cobertas por poeira e vegetação - e alguma quantidade de ferrugem e mofo, dependendo do carro.
O local é, literalmente, o paraíso para quem busca clássicos por preços convidativos para depois restaurá-los. Porém, para tal é preciso antes convencer o proprietário a vendê-los.
UOL Carros conversou com o espanhol Jose Maria Rodriguez-Dominguez, de 53 anos, dono da Vol-Repair II. Morador dos EUA desde 1973, ele estreou no ramo de reparação automotiva em 1979 e iniciou sua coleção três anos depois.
Segundo ele, boa parte do "acervo" está exposta aos efeitos do sol e da chuva por "absoluta falta de espaço" no interior do prédio da respectiva oficina.
"A ideia da coleção nasceu da minha paixão por automóveis. Comecei a participar de corridas com o 911 em 1986, só por diversão. Já disputei provas também com alguns modelos de BMW e Mercedes-Benz, além do Datsun 280Z", conta o empresário, que nasceu em Ourense, na Galícia - perto da fronteira com Portugal.
Seus planos são de seguir restaurando os veículos nas horas vagas e também quando chegar a aposentadoria.
Vai fechar negócio?
No entanto, a quantidade de carros é tão grande que Dominguez aceita negociar eventuais vendas.
"Só não vendo os exemplares do 911, que é o meu carro preferido. Também não aceito propostas indecentes. Uma cara ofereceu US$ 4.000 [R$ 21,4 mil] pelo meu BMW Isetta 1959", relata.
Nos EUA, um Isetta do mesmo ano de fabricação chega a custar mais de US$ 50 mil (R$ 267,7 mil), dependendo do estado de conservação e da quilometragem.
Morador de Atlanta, o empresário brasileiro Anderson Dick descobriu a Vol-Repair II no fim do ano passado e até fez um vídeo do achado, do qual as imagens que ilustram esta reportagem foram retiradas.
Foi nesta oficina que Dick, fundador e CEO da FuelTech, empresa de injeções programáveis, encontrou sua Ferrari F355 Spider 1998 amarela - que ele mesmo restaurou e modificou para chegar a 800 cv de potência em apenas 30 dias.
A F355, no entanto, não pertencia a Dominguez: era de um cliente que deixou o esportivo lá para vendê-lo.
Durante a visita, Dick ficou interessado em levar também uma Mercedes-Benz 190E 2.3 que encontrou largada e rodeada por mato, mas até agora não conseguiu convencer o proprietário.
"Ele diz que não vende, pois é bastante apegado a esse carro. Quem sabe eu consigo convencê-lo", diz Anderson.
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