Renault Duster homenageia rival Ford Ecosport em despedida do Brasil
"Rivais sim, inimigos não" a frase usada muitas vezes entre torcidas de futebol serve bem para a imagem acima. Em um gesto de gentileza a Renault do Brasil fez uma pequena homenagem a seu rival, o Ford Ecosport, que está se despedindo do Brasil. O SUV compacto, ao lado dos Ka hatch e sedã deixou de ser produzido no País no último mês.
A imagem com os dois SUVs lado a lado e a frase "O Renault Duster já encarou grandes desafios. O mais inspirador foi competir com você" está aparecendo nas redes sociais da marca francesa. É importante lembrar que propagandas provocando e homenagens para concorrentes em efemérides é algo comum entre montadoras na Europa, mas não aqui.
Ecosport x Duster foi primeira disputa do segmento
O Ford Ecosport reinou sozinho na categoria desde que foi lançado, em 2003, até a chegada de seu primeiro rival, o Duster, às lojas em 2011, já como linha 2012. Os demais concorrentes do segmento viriam depois, quase para o final da última década, quando se deu o boom de vez do segmento de SUVs compactos.
Nesse período, entre 2003 e 2012 foi o capítulo da primeira geração do Ecosport, a quadradinha. A segunda geração, que saiu de linha agora, surgiria em 2013. Com, entre outras coisas, o famigerado câmbio Powershift para algumas versões. O modelo viveu bem no início da segunda geração, mas a avalanche de concorrentes, maiores, mais espaçosos e com mais qualidades, foi tirando o brilho do Ecosport.
O modelo recebeu uma reestilização e uma série de melhorias mecânicas em 2018. Entre elas a adoção de uma moderna central multimídia, novo motor 1.5 no lugar do antigo 1.6 e a troca do câmbio automatizado Powershift por um automático convencional; o mesmo que equipava o Fusion.
Com muitas e boas qualidades na reestilização, ainda assim, o Ecosport parecia o mesmo carro por fora, já que os retoques eram leves e não empolgaram o consumidor. Sem alterar a plataforma, que era o mais necessário, para aumentar o espaço interno e de carga, o modelo sai de linha em janeiro deste ano, sendo o precursor da categoria que hoje é a queridinha do mercado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.