O que a Volkswagen planeja para ocupar o espaço deixado com o fim do up!
A Volkswagen está reestruturando sua gama nos últimos anos e já disse que quer cada vez mais SUVs com o símbolo da marca rodando por aí. As vítimas desse posicionamento surgem no andar inferior dos produtos, os compactos.
Primeiro a marca alemã reduziu as versões de Gol, Fox e up!. O último, o menor compacto da linha, agora dá adeus de maneira silenciosa, com apenas um modelo em produção: a Xtreme 170 TSI a R$ 60.690.
O valor de R$ 60 mil é bastante salgado, especialmente para um carro que na linha 2021 passou a ser homologado para carregar apenas quatro pessoas, não mais cinco como anteriormente. Com uma plataforma que não é compartilhada com outros produtos (PQ 12), o fim do subcompacto era a crônica da morte anunciada.
O caminho para a substituição do up! - e em algum momento também de Gol e Fox - já está na prateleira da Volkswagen e precisa apenas perder alguns equipamentos: é o Polo. O modelo que hoje é o menor carro da marca baseado na plataforma modular MQB terá uma versão "pelada" com o motor 1.0 três cilindros aspirado, que o fará o modelo ocupar a faixa de entrada da companhia. A produção, se nada se alterou, ficará a cargo da planta de Taubaté (SP), depois do acordo sindical fechado em 2020.
Segundo o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté, a versão já tem nome: Polo Track. Vale lembrar que o nome já foi utilizado no Fox, com um pacote de equipamentos parco, porém com uma moldura plástica nas caixas de roda para dar um aspecto "aventureiro leve" ao hatch.
Além disso, essa versão que ficará à cargo de Taubaté deve "sofrer" de um fenômeno comum no Brasil: a manutenção do visual antigo para baratear o projeto. Enquanto a VW já prepara a reestilização que será aplicada a Polo e Virtus, essa versão manterá a "cara" atual, sem novidades em faróis e para-choques.
Público para o novo SUV subcompacto
Além disso, o fim das versões mais caras - e do carro como um todo - no caso do Up! é a pavimentação do espaço com o público que está disposto a investir em um SUV subcompacto.
O novo modelo, também prometido para Taubaté (SP), vai em uma só tacada atender aos públicos de up!, Gol e Fox, respectivamente. Todos ainda produzidos em plataformas da família PQ, que está sendo aposentada aqui e já foi trocada na maior parte do mundo pela VW.
Com uma nova plataforma, no caso a MQB, se torna fácil receber itens mais modernos, como a central multimídia VW Play, além de controle de tração e estabilidade e outros dispositivos eletrônicos associados a esta base que hoje serve do Polo ao Tiguan Allspace. Isso representa carros mais modernos e eficientes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.