Topo

Cupê elétrico Volvo C40 Recharge chega ao Brasil em dezembro

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/03/2021 15h48

A Volvo está cheia de novidades para os próximos meses no Brasil. A empresa que anunciou esta semana que a partir de 2030 só irá comercializar veículos 100% elétricos está dando os passos já, nove anos antes, para garantir que a promessa seja cumprida. E isso vai servir para todos os mercados em que ela está. Inclusive o Brasil.

Por isso, a empresa já tem confirmado dois lançamentos elétricos para cá. O primeiro é o XC40 Recharge, que foi mostrado em 2019 e chega agora em agosto ao Brasil. Com uma alta demanda em mercados da Europa, quem quiser um é bom correr. Para 2021 o lote será de apenas 400 unidades.

Ele tem um conjunto elétrico que rende 413 cv e 67,3 mkgf. A tração é integral e o câmbio automático de uma marcha mais à ré. Com esse trem de força, o XC40 Recharge promete de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A velocidade máxima, como a Volvo já tem feito com os modelos atuais, é limitada a 180 km/h. A recarga da bateria pode atingir 80% em 40 minutos em um ponto de alta tensão e a autonomia declarada é de 400 km.

C40 Recharge chega em dezembro

A outra novidade da Volvo, que foi apresentada mundialmente na terça-feira (2), é o C40 Recharge. O modelo é uma versão SUV cupê do XC40 e é o segundo elétrico da companhia. Para ele, que será produzido na Bélgica junto com o "irmão", o prazo de chegada é em dezembro "mais tardar em janeiro", confirmou o Head de América Latina da Volvo Cars, Luis Resende.

Com mais estilo graças ao conceito de SUV com caída de teto pronunciada na traseira, ele aposta no conceito que virou a moda do momento entre os utilitários-esportivos. Para isso, ele tem lanternas diferenciadas, bem como a tampa do porta-malas, completando o pacote.

Em termos de tecnologia, ele terá a mesma central multimídia do XC40 Recharge desenvolvida em parceria com o Google para ter o assistente do grupo de tecnologia integrado. Ele terá também a possibilidade de atualizações "over the air", ou seja, via rede sem fio e sempre precisar ir a uma concessionária.

Por fim, vale salientar, o novo elétrico da Volvo tem autonomia declarada de 420 km. A diferença em relação ao XC40 acontece devido ao conjunto mais aerodinâmico com o estilo "acupesado". É o mesmo que ocorre com os elétricos da Audi e-tron e e-tron Sportback, que têm dados declarados de autonomia de 436 km e 446 km, respectivamente.