Perua Porsche Taycan Cross Turismo chega ao Brasil a partir de R$ 649.000
A Porsche apresentou oficialmente seu novo veículo elétrico, o Taycan Cross Turismo. O modelo é a versão perua (Station Wagon) do sedã elétrico Taycan. Junto com o lançamento mundial, a Porsche começa a aceitar encomendas no Brasil já. Por aqui, a perua será oferecida apenas na versão 4 Cross Turismo, que parte de R$ 649 mil. A entrega do modelo começa no início do segundo semestre.
Essa é a versão de entrada da gama, que terá outras três versões em outros mercados: 4S Cross Turismo, Turbo Cross Turismo e Turbo S Cross Turismo. A versão 4 Cross Turismo tem dois motores elétricos, um em cada eixo que combinados entregam 380 cv. No modo de controle de largada, que ativa uma potência extra, ela chega a entregar 476 cv. O torque máximo é de 50,9 mkgf.
A transmissão, como do sedã, tem duas marchas à frente e à ré. A tração é integral nas quatro rodas (por isso o 4 no nome), mas o carro tem uma entrega maior de torque no eixo traseiro, para tentar manter o aspecto esportivo de todo Porsche. A suspensão é do tipo independente na frente e atrás, sendo a traseira com eixo multilink.
A bateria de íons de lítio tem capacidade de energia de 93,4 kWh. Com uma carga completa, a Porsche divulga que o modelo é capaz de oferecer uma autonomia entre 389 km e 456 km no ciclo de testes WLTP. Esse tipo de aferição de autonomia tenta reproduzir o uso real do modelo, não mais o feito em laboratório.
Com esse conjunto, a perua 4 Cross Turismo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Até 200km/h, o modelo cumpre em 15,6 s. A velocidade máxima fica em 220 km/h.
A grande vantagem da perua é o espaço de porta-malas. São 446 litros de capacidade que podem chegar a 1.212 litros com os bancos rebaixados. Na frente, onde ficaria um motor a combustão, o modelo tem outros 84 litros disponíveis. No teto, a Porsche divulga que é capaz de levar outros 75 kg usando um rack. O peso total, em ordem de marcha, é de 2.245 kg.
Apesar de usar a mesma plataforma do Taycan, isso inclui interior, parte elétrica, acabamento entre outros, a Cross Turismo tem sim suas diferenças. Tanto é que a Porsche considera um produto de desenvolvimento diferente, não apenas uma alteração do Taycan original. Em termos de porcentagem, a perua tem entre 10% e 12% de componentes totalmente novos.
Entre as novidades, além do espaço de carga maior no porta-malas, está a suspensão a ar elevada em até 30 mm se comparada ao do sedã. Junto com isso, há um novo modo de condução, batizado de "Gravel" para situações de fora de estrada, lembrando que o modelo não exatamente um off-road, mas tem um pouco mais de aptidão para estradas não pavimentadas, mas leves.
Além disso, o teto é um pouco mais elevado na área dos ocupantes do banco dianteiro, para garantir mais espaço e comodidade que no sedã. Visualmente, as diferenças externas ficaram para as proteções na cor preta nas caixas de roda e nos para-choques, ao estilo dos carros aventureiros vendidos no Brasil. Isso dá um aspecto mais "radical" ao modelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.