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Cadê o urso rosa? Estudo revela desatenção de novatos em carros autônomos

Experimento com urso de pelúcia em estrada - Divulgação
Experimento com urso de pelúcia em estrada Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

10/03/2021 11h10

Um teste curioso do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) colocou um urso de pelúcia rosa em uma capa amarela amarrado a um carro no meio de uma estrada nos EUA. No entanto, a cena bizarra não foi notada por muitos dos voluntários. O motivo? Não estavam atentos à via por estarem em um veículo com sistema autônomo.

A intenção do experimento era ver como a automatização dos carros afeta a atenção do motorista na via. Assim, algo inusitado foi colocado na traseira de um carro.

"O urso de pelúcia gigante na parte de trás do veículo nos ajuda a dar uma medida objetiva do foco do motorista que é relevante para dirigir", disse Alexandra Mueller, cientista pesquisadora do IIHS.

A preocupação é que carros com automação nível 2 - atualmente presentes no mercado - podem acelerar, frear, virar e se manter em uma faixa em uma estrada. Entretanto, eles ainda não conseguem lidar com todas as situações e exigem que o motorista preste atenção na via.

Três grupos de motoristas foram testados no experimento: motoristas que dirigiam regularmente com assistências automatizadas nível 2 e que usaram o sistema para o teste; motoristas que tinham pouca ou nenhuma experiência com assistências automatizadas de nível 2 que também usaram o sistema durante este teste; motoristas que tinham pouca ou nenhuma experiência com assistências automatizadas de nível 2 e que não as usaram durante o teste.

Todos os participantes do estudo dirigiram o mesmo Mercedes-Benz C300 2019 equipado com um sistema autônomo nível 2 por uma hora. Durante esta hora, o carro com o urso passava ao lado do veículo. Após a experiência, os participantes eram questionados sobre diversos aspectos da viagem, com a pergunta do urso sempre presente em algum momento.

De acordo com os resultados, quase todos os usuários experientes em sistemas de nível 2 foram capazes de notar o urso, e mais motoristas neste grupo foram capazes de observar corretamente o número de vezes que o urso passou. Do outro lado, mais do que o dobro dos motoristas que não tinham experiência com automação de nível 2 não se lembravam do urso na estrada.

Os motoristas que identificaram corretamente quantas vezes o urso passou por eles passaram mais tempo examinando a estrada à sua frente, de acordo com câmeras instaladas no interior do modelo.

Entretanto, o IIHS observou ainda que, embora usuários experientes do sistema de direção automatizado de nível 2 tenham ido melhor neste teste, uma amostra pequena foi usada. Estudos anteriores demonstraram que os motoristas que estão mais confortáveis com sistemas de direção automatizados podem estar mais acostumados com a condução autônoma, assim se distraindo mais facilmente.