Como é Fiat adaptado que filha de Gerson Brenner quer comprar com vaquinha
Nesta semana, Vitória Brenner, filha do ex-ator global Gerson Brenner, fez um apelo. Em sua conta no Instagram, ela iniciou uma vaquinha para comprar um veículo adaptado para o pai, que tem sérias limitações de mobilidade causadas por um tiro na cabeça enquanto trocava o pneu do carro, há quase 23 anos.
Vica, como a jovem é conhecida, compartilhou um vídeo no qual pede ajuda para arrecadar R$ 150 mil e adquirir um Fiat Doblò adaptado para transportar Gerson com sua cadeira de rodas.
Um Doblò zero-quilômetro sem adaptações hoje custa cerca de R$ 110 mil.
"Por eu querer proporcionar qualidade de vida, momentos felizes e dar motivos para que ele continue sendo forte, temos como sonho comprar um Doblò de teto alto, já que ele não cabe nos carros convencionais e, quem sabe, assim, realizar o sonho de alguém que não vê o mar, a grama, a rua há 23 anos", disse na postagem.
Até a publicação deste texto, a vaquinha já passava de R$ 28,6 mil, doados por 362 apoiadores. Mas como é o veículo que Vica pretende dar ao pai? E por que fica tão mais caro?
Segundo ela, o modelo pretendido é comercializado pela Cavenaghi, tradicional empresa especializada em equipamentos de mobilidade e adaptação de automóveis para clientes PCD (pessoas com deficiência).
Com venda sob encomenda, o Doblò com teto alto da Cavenaghi traz um elevador, instalado na parte traseira, para levantar o cadeirante e conduzi-lo até o interior do carro.
O elevador tem capacidade para até 300 kg, duas barras de apoio e é acionado eletricamente por meio de dois botões localizados em uma das duas portas traseiras - permitindo controlar as funções de subida e descida, como também de retração e fechamento da respectiva plataforma.
Assim que a cadeira e seu ocupante estão instalados, há um sistema de travamento, de forma a evitar deslocamento do cadeirante. As travas são ajustáveis para diferentes tamanhos de cadeira de rodas e têm engate rápido, ou seja, podem ser removidas quando não estão em uso.
O cadeirante conta, ainda, com cinto de segurança de três pontos específico e encosto de cabeça, enquanto há um assento traseiro para o acompanhante, além do banco bipartido original.
No caso de Gerson Brenner, o veículo seria conduzido por terceiros. Assim,os dois bancos da frente são preservados.
A Cavenaghi afirma que o carro adaptado é homologado quanto à eficiência dos equipamentos de segurança em caso de colisão. Além disso, permite que o teto de fibra de vidro reforçado seja removido, para instalação em outro Doblò, em caso de troca do veículo.
As portas laterais e traseiras não sofrem alterações, mantendo a originalidade do carro, de acordo com a empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.