Topo

GM fabrica picapes incompletas e mais 'gastonas' nos EUA por falta de chips

Picape da GM - Divulgação
Picape da GM Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

16/03/2021 17h11

Com a produção de seus fornecedores de chips semicondutores prejudicada, a General Motors anteriormente anunciou a interrupção da produção do Camaro. Entretanto, agora a montadora admitiu que o mesmo problema está a obrigando a construir picapes sem a possibilidade de desativação de cilindro para economizar combustível.

Esse recurso faz parte do sistema Active Fuel Management da empresa, que atualmente é alocado nos motores EcoTec3 V8.

Priorizando a produção de picapes por serem os modelos mais lucrativos de sua linha nos Estados Unidos, a GM observa que a falta de desativação do cilindro aumentará o consumo de combustível dos modelos.

"Ao tomar esta medida, seremos mais capazes de atender a forte demanda de clientes e revendedores por nossas picapes de grande porte, à medida que a indústria continua a se recuperar e se fortalecer", disse Michelle Malcho, porta-voz da empresa, à Reuters.

"Nós monitoramos rotineiramente nossa frota para conformidade nos EUA e Canadá, e equilibramos nosso portfólio de uma forma que nos permite administrar circunstâncias imprevisíveis como esta sem comprometer nossa conformidade geral (gases de efeito estufa) e economia de combustível", disse ela.

A GM crê que a escassez de chips pode reduzir em até US$ 2 bilhões seus lucros deste ano, e não espera que os suprimentos globais voltem o normal até o segundo semestre de 2021.