Topo

Gangue de hackers de chave rouba 70 Range Rover avaliados em R$ 11,6 mi

Range Rover Velar - LAND ROVER
Range Rover Velar Imagem: LAND ROVER

Do UOL

Em São Paulo (SP)

18/03/2021 15h35

Uma gangue conseguiu roubar 70 Range Rovers no Reino Unido. De uma maneira bastante engenhosa e silenciosa, os criminosos se utilizam de scanners para copiar o sinal das chaves remotas dos proprietários, deixadas dentro de casa.

Com os scanners, se pode captar o sinal de segurança exclusivo do carro, mesmo através de uma parede de tijolos. Desta maneira, é possível clonar o sinal e transmiti-lo para o carro, enganando seu sistema de segurança e destrancando o veículo. A técnica é bem conhecida e foi utilizada em 90% dos roubos de carro no Reino Unido em 2020.

Após o roubo, a gangue foge, muda as identificações do veículo e altera suas placas antes de vendê-los. A polícia comunicou que conseguiu prender na região de Londres nove pessoas acusadas de participação nos roubos dos Range Rovers.

"Por muitos meses, temos trabalhado incansavelmente nos bastidores para construir evidências contra este grupo de crime organizado que acreditamos ser responsável pelo roubo e revenda fraudulenta de pelo menos 70 veículos de alto valor", disse o detetive policial Tom Jenkins ao Telegraph.

"Espero que isso mostre à comunidade que levamos esse tipo de crime muito a sério e que faremos tudo ao nosso alcance para levar os responsáveis à justiça."

"Eu lembraria às pessoas que possuem chaves eletrônicas para mantê-las longe das portas e em uma bolsa de bloqueio de sinal para evitar que ladrões as digitalizem para abrir e roubar seus carros."

Ele também alertou os compradores de automóveis para verificarem os documentos antes de adquirirem um veículo.

"Se você comprar um carro roubado, isso não apenas resultará na perda de seu dinheiro, mas você também poderá ser preso por estar com uma mercadoria roubada", disse Jenkins.

"Ao comprar um veículo, verifique sempre o documento DVLA V5 e certifique-se de que o Número de Identificação do Veículo no carro é o mesmo do documento."