Por que Onix, Strada, T-Cross e HB20 seminovos estão mais caros que 0 km
A paralisação na produção de carros novos devido à falta de peças, em meio à pandemia do coronavírus, já tem causado fila de espera por determinados modelos. Um efeito incomum, decorrente dos problemas na cadeia produtiva, é a venda de seminovos por preços maiores do que os cobrados pelo mesmo automóvel zero-quilômetro.
Levantamento da KBB Brasil, empresa especializada na precificação de veículos, aponta que cinco dos dez carros mais vendidos do Brasil apresentam este fenômeno atualmente.
É o que se verifica com Chevrolet Onix e Onix Plus, Fiat Strada, Hyundai HB20 e Volkswagen T-Cross.
A pesquisa compara o preço médio do automóvel novo com a média praticada na venda do seminovo por lojistas no Estado paulista em março, considerando todas as versões disponíveis.
A variação mostra a diferença que o preço do zero-quilômetro mais baixo e valor do seminovo mais alto podem apresentar no mercado.
Segundo a KBB Brasil, a Strada seminova, por exemplo, é encontrada por valor até 3,37% mais alto do que o cobrado por sua equivalente zerada. Essa é a maior diferença dentre os cinco carros citados.
Confira as variações:
Fiat Strada
+ Faixa média de preço 0 km - De R$ 79.060 a R$ 79.859
+ Faixa média de preço seminova - De R$ 77.192 a R$ 81.725
+ Seminova é até 3,37% mais cara
Volkswagen T-Cross
+ Faixa média de preço 0 km - De R$ 113.241 a R$ 114.385
+ Faixa média de preço seminovo - De R$ 111.135 a R$ 116.489
+ Seminovo é até 2,87% mais caro
Chevrolet Onix Plus
+ Faixa média de preço 0 km - De R$ 77.677 a R$ 78.462
+ Faixa média de preço seminovo - De R$ 75.113 a R$ 79.565
+ Seminovo é até 2,43% mais caro
Hyundai HB20
+ Faixa média de preço 0 km - De R$ 67.806 a R$ 68.498
+ Faixa média de preço seminovo - De R$ 65.717 a R$ 69.272
+ Seminovo é até 2,16% mais caro
Chevrolet Onix
+ Faixa média de preço 0 km - De R$ R$ 71.726 a R$ 72.451
+ Faixa média de preço seminovo - De R$ R$ 69.438 a R$ 73.039
+ Seminovo é até 1,83% mais caro
Segundo análise da KBB Brasil, "a fila e o tempo de espera para alguns modelos novos podem fazer com que alternativas seminovas, com baixa quilometragem, se valorizem, sobretudo num momento em que o mercado de usados como um todo também está aquecido, com forte demanda".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.