Túnel do Papaléguas: a história por trás do meme que voltou a viralizar
Algumas imagens têm sido compartilhadas por diversos perfis na internet nos últimos dias dando conta que um carro teria batido em uma parede com um túnel pintado. A arte é uma referência aos desenhos do personagem Papaléguas.
O local do suposto acidente é a cidade de Juazeiro, na Bahia. Entretanto, jamais ocorreu um acidente no local. O carro que teria batido - um Fiat Strada - não colidiu com a parede ali e o meme não é recente, e sim de 2015.
A pintura em 3D retratada foi feita pela professora de artes visuais Clarissa Campelo. A "montagem" feita pela internet na época acabou viralizando, e rapidamente a prefeitura resolveu apagar a arte.
Na verdade, as imagens veiculadas não eram uma montagem de fato. Uma mostra o túnel e outra a frente do Fiat Strada danificada após uma colisão, não possuindo na realidade qualquer conexão.
Como dito, a pintura foi apagada dias depois. A prefeitura justificou dizendo que durante o dia era possível ver claramente que se tratava de uma pintura, entretanto à noite o local não era tão bem iluminado e poderia causar dúvidas nos motoristas.
A pintura também não teria sido oficialmente autorizada pela prefeitura de Juazeiro, algo que a professora contestou na época.
"Essa solução foi muito drástica, porque deu muito trabalho para fazer o desenho que remete ao universo do mundo animado. Fiquei muito chateada porque o desenho nem era tão realista assim. Eles poderiam ter falado comigo antes. Eu acho que a gravura não causa nenhum risco. Eles deveriam ter colocado uma sinalização no local. Não achei que fosse gerar tanta polêmica", disse ela ao G1 na ocasião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.