Caio Castro transforma sua Ferrari e acelera acompanhado de helicóptero
Dentre os carrões que Caio Castro guarda na garagem, um dos xodós do ator é a sua Ferrari 458 Spider 2013, avaliada em cerca de R$ 1,4 milhão. Após curtir bastante o conversível italiano, ele já pensava em passar o esportivo adiante.
No entanto, Castro mudou de ideia e gastou R$ 130 mil - cerca de 10% do valor do esportivo italiano - para deixá-lo único.
Em dezembro passado, o projeto de customização da Ferrari vermelha foi concluído, incluindo peças de fibra de carbono feitas sob encomenda nos Estados Unidos e ganho de potência para passar de 600 cv.
O proprietário, que também é piloto, já aproveitou para acelerar a 458 renovada em uma pista de pouso, em alto estilo: teve até helicóptero acompanhando os testes do artista, como você confere em fotos que acompanham esta reportagem.
"Ele adorou a transformação, ficou muito satisfeito e não vai vender tão cedo essa Ferrari", conta Fernando Santos, o Fernando Mutant, que idealizou todo o projeto e foi pessoalmente aos EUA para encomendar os componentes necessários.
Especializado em personalizar máquinas raras e caras como a Ferrari de Caio Castro, Mutant, de 30 anos, conta que as modificações foram concluídas em apenas 15 dias, após uma espera mais demorada pela chegada das peças.
"Temos amigos em comum e um deles comentou com o Caio a respeito do meu trabalho. Ele já estava enjoado da Spider e pensando em trocá-la por outro carro. Entramos em contato e logo mostrei o que seria possível fazer", relata.
Fernando Mutant também foi responsável pela customização de um Lamborghini Huracán que ganhou as manchetes no início do ano passado, após ser danificado no alagamento de uma garagem na capital paulista. O cupê já foi totalmente restaurado.
Viagem aos EUA e documentário
Fernando diz que customização envolveu ganho na performance e também troca de peças da carroceria. A execução do projeto foi terceirizada, sob sua supervisão, a cargo de empresas brasileiras. A maioria das peças foi importada.
"Viajei aos Estados Unidos para encomendar os componentes. Tudo do bom e do melhor. Visitei fornecedoras em Los Angeles e em outras cidades da Califórnia".
Dentre os fornecedores, ele elenca marcas reconhecidas no meio do "tuning", como Vorsteiner, responsável pelo "body kit" de fibra de carbono; BMC, que produz filtros de ar de alta performance; Secret Weapon e Ticon, fabricantes de escapamentos; e Sheepey Race e Avantgarde, encarregadas do novo mapeamento eletrônico do motor.
Por falar em motor, o 4.5 V8 naturalmente aspirado da 458 Spider, que originalmente rende 578 cv, teve um incremento na performance, viabilizado pela nova programação da ECU, pelo escapamento de titânio e pelos filtros de ar.
"A combinação desses itens aumentou a potência original em cerca de 40 cv. Foi um 'remap' conservador, pois o objetivo do Caio não é velocidade final e, sim, curtir o carro. A adaptação do novo mapeamento ao clima e ao combustível brasileiros foi realizada pela Avantgarde", conta o customizador.
De acordo com ele, o item mais caro foi o kit de fibra de carbono para a carroceria, que incluiu novos para-choques dianteiro e traseiro e asa traseira.
Já a instalação e a pintura das novas peças foram realizadas pela Frison, oficina paulistana especializada em carros de luxo. A cor vermelha original da Ferrari foi preservada, bem como as rodas.
O projeto foi arrematado com serviço de detalhamento.
"Todas as etapas foram registradas em vídeo, inclusive a fase de encomenda dos componentes nos Estados Unidos. Será um documentário, a ser exibido no YouTube dentro de aproximadamente 30 dias", promete Fernando.
Procuramos Caio Castro para comentar a transformação, porém o ator preferiu não se manifestar.
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