Piada? Mudança de nome da Volkswagen dos EUA era mentira de 1º de abril
Voltswagen? A mudança de nome da Volkswagen nos Estados Unidos não passou de uma tentativa de ser engraçado. A alteração, publicada no site oficial da montadora e anunciada em um comunicado da marca, era uma brincadeira de aquecimento do Dia da Mentira, em 1º de abril.
De acordo com a agência Associated Press (AP), o porta-voz da marca, Mark Gillies, confirmou nesta terça-feira que o comunicado era uma piada. Um dia antes, o mesmo representante da empresa foi questionado por jornalistas e afirmou que o anúncio era legítimo - e sério.
A proximidade do inusitado comunicado com o Dia da Mentira gerou desconfiança no mundo todo. No início desta terça, o UOL Carros entrou em contato com os responsáveis pela marca no Brasil, que não quiseram comentar a suposta mudança.
Piadas e notícias falsas no Dia da Mentira costumam ser comuns em diversos países, mas é incomum que uma marca anuncie tal conteúdo com dias de antecedência - e menos ainda que sustente tal brincadeira diante dos questionamentos sérios da imprensa.
A intenção da Volkswagen dos Estados Unidos com o tom descontraído é tentar melhorar a imagem da empresa junto ao público após o escândalo de 2015, em que a marca fraudou testes de emissões e permitiu que 11 milhões de veículos a diesel poluíssem ilegalmente o ar.
O episódio, que ficou conhecido como Dieselgate, rendeu US$ 35 bilhões multas e acordos civis à empresa, além de provocar o recall de milhões de veículos.
De acordo com a AP, a brincadeira da Volkswagen dos Estados Unidos pode trazer novos problemas com as autoridades reguladoras norte-americanas, já que as ações da empresa subiram quase 5% nesta terça-feira como resultado do falso anúncio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.