Volkswagen diz analisar com advogados caso de Fusca chinês elétrico
Depois de ver um modelo bastante parecido com o Fusca exibido no Salão do Automóvel de Xangai, a Volkswagen pode estar pensando em processar a marca que idealizou e produziu o carro.
Chamado de Punk Cat e feito pela ORA, de propriedade da Great Wall, o modelo tem quatro portas e motorização 100% elétrica. A Volkswagen, por sua vez, havia descontinuado o Fusca/Beetle em 2019.
Ao site Carscoops, a marca alemã disse: "verificamos esta questão no que diz respeito a quaisquer violações de modelo de utilidade ou direitos de design da Volkswagen AG e nos reservamos o direito de tomar quaisquer medidas legais necessárias."
A mensagem não é fácil de compreender, mas deixa de alguma maneira explícito que a montadora entende que o Punk Cat pode conter uma violação de seus direitos autorais, e que no momento investiga isso com seus advogados.
Algo que pode fazer a Volkswagen realmente entrar na justiça é o fato de a montadora ter registrado o nome "e-Beetle" no ano passado, sugerindo que o modelo poderia retornar como um carro elétrico em breve.
No entanto, entrar na justiça chinesa não é a coisa mais fácil do mundo, já que muitas vezes o governo chinês tem participação em empresas, o que pode dificultar as coisas. Entretanto, a Jaguar Land Rover em 2019 chegou a ganhar um caso da Jiangling, no modelo Land Wind X7 - com a silhueta básica, linha do teto e faróis do Land Rover Evoque.
Com isso, a Jiangling foi forçada a retirar o LandWind X7 do mercado e pagar uma compensação à Jaguar Land Rover.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.