Jeep Compass 2022 é apresentado; veja versões, preços e o que muda
Depois de entregar informações e preços a conta-gotas, finalmente o Jeep Compass 2022 foi lançado oficialmente no Brasil. Boa parte das novidades já havia sido apresentada nas últimas semanas.
A marca tinha mostrado o novo interior, com mais porta-objetos. Ainda tinha revelado os desenhos de saídas de ar-condicionado, painéis de portas, grafismo do quadro de instrumentos, console central e volante multifuncional. O sistema de carregamento de smartphone por indução também já havia aparecido.
Por fora, os novos faróis, capô, grade do motor e para-choque fazem parte da leve reestilização aplicada ao Compass, que guardou mesmo para tecnologias e o interior as maiores modificações.
Preços
- Compass Sport 1.3 Turboflex: R$ 139.990 (R$ 144.647)*
- Compass Longitude 1.3 Turboflex: R$ 154.990 (R$ 160.146)*
- Compass 80 Anos 1.3 Turboflex: R$ 162.990 (R$ 168.412)*
- Compass Limited 1.3 Turboflex: R$ 176.990 (R$ 182.878)*
- Compass S 1.3 Turboflex: R$ 187.990 (R$ 194.224)*
- Compass Longitude T350 Turbo Diesel: R$ 196.990 (R$ 203.630)*
- Compass 80 Anos T350 Turbo Diesel: R$ 204.990 (R$ 211.900)*
- Compass Limited T350 Turbo Diesel: R$ 216.990 (R$ 224.304)*
- Compass Trailhawk T350 Turbo Diesel: R$ 216.990 (R$ 224.304)*
Versão S agora é flex
Antes da apresentação oficial, o modelo já havia passado por três pré-vendas. Uma da série de 80 anos, que esgotou em 48 horas, outra para versões flexível e a última para modelos a diesel - que atingiram 5 mil exemplares reservados em 15 dias.
Agora, a Jeep divulga todas as informações e a nova versão de topo S, agora com motor flex. O nome é velho conhecido, pois era usado como modelo de topo com motor diesel antes das reestilizações.
O Compass Série S chega com algumas diferenças visuais. Além da pintura Cinza Sting também tem como diferenciação a moldura das caixas de roda pintadas na cor da carroceria, teto na cor preta e rodas exclusivas de 19 polegadas, tamanho disponível só na Limited também.
Em toda a gama há três opções de acabamento interno de couro: a clássica cor preta, o marrom que já era uma opção e a novidade na cor cinza.
O novo motor quatro cilindros 1.3 turbo flexível de até 185 cv e 27,5 mkgf já havia sido mostrado e divulgado. Ele vem associado ao câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas na alavanca ou por aletas atrás do volante, dependendo da versão.
O motor a diesel manteve os números já conhecidos - 170 cv e 35,5 mkgf - mas agora traz o sistema de Arla 32, que ajuda a filtrar as partículas do sistema de emissões. Com esse propulsor, todas as versões trazem tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas.
As versões flex ganham também a função Sport, que estica a troca de marchas para entregar mais desempenho, e o "Traction Control +", inspirado na Fiat Strada. Caso uma das rodas do eixo dianteiro perca tração, usa o freio para transferir a força para a roda em contato com o solo.
Tecnologia embarcada está maior
As principais mudanças que ainda não haviam sido divulgadas estão na área de tecnologia. O Compass terá à disposição, dependendo da versão, mais itens do que os oferecidos na Fiat Toro, mesmo nos sistemas de segurança ativa e passiva.
Há frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de velocidade adaptativo, alertas de saída da faixa de rodagem com correção, de ponto cego, de tráfego cruzado e assistente de estacionamento.
O Compass 2022 oferece ainda farol alto automático, detector de fadiga do motorista e leitor de placas de trânsito, indicando no painel de instrumentos virtual de 10,25" a velocidade da via. Há ainda função auto-hold, que aciona e libera o freio elétrico automaticamente.
As centrais multimídia disponíveis têm 8,4" ou 10,1", dependendo da versão. Elas aceitam pareamento de até dois telefones por Bluetooth ao mesmo tempo, permite configurar cinco perfis e integração a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Apesar disso, ela traz entradas USB-A e USB-C, além de comunicação com a assistente pessoal da Amazon, a Alexa.
O Compass 2022 ganhou ainda abertura da tampa do porta-malas com sensor de presença, que abre ou fecha apenas ao passar o pé sob o para-choque traseiro. Em todas as versões os faróis são Full-LEDs e trazem seis airbags.
Adventure Intelligence tem mais funções
O sistema de rastreamento, controle e uso de internet embarcada Adventure Intelligence tem mais funções no Jeep Compass. Além das opções que encontramos no Renegade, há partida à distância, envio de rotas diretamente para a central multimídia, navegação last mile - mostra no app do smartphone ou no smartwatch, o trecho a pé do carro até seu local final, e mostra no GPS nativo pontos de interesses, como postos e restaurantes, por exemplo.
Outra diferença está no posicionamento dos botões do sistema para acionar a chamada de emergência e a central de conectividade. No Renegade e na Toro eles ficam em um console no teto, localizado bem no centro. No Jeep Compass os botões foram integrados ao retrovisor interno eletrocrômico.
Suspensão reajustada
Como ocorreu na Toro, que usa a mesma plataforma, o Compass tem um novo ajuste de suspensão, com novas molas e calibração dos amortecedores para deixar a carroceria mais firme e garantir menor rolagem nas curvas. A direção fica mais leve em manobras de estacionamento e está mais progressiva.
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