Novo SUV da Fiat é revelado no BBB 21; veja as primeiras imagens do carro
O SUV compacto da Fiat finalmente está entre nós. Após flagras, teaser e uma websérie em seu site oficial, o modelo foi exibido pela primeira vez hoje, em participação no Big Brother Brasil (BBB 21).
O novo carro chega às lojas no segundo semestre e será o primeiro modelo dessa categoria da marca no Brasil. Além disso, será dado como prêmio ao vencedor do BBB 21, que será definido na noite de hoje (5).
Conhecido até então por Projeto 363, código interno antes da definição, ele terá seu nome escolhido com a ajuda do público por meio do hotsite que a empresa criou e foi antecipando informações. A votação também está rolando no Twitter da montadora e há três opções disponíveis, já registradas pela Fiat: Pulse, Tuo e Domo.
O novo SUV da Fiat foi criado como uma variação do hatch compacto Argo, utilizando mais de 90% da plataforma. As mudanças em relação ao 'irmão' ficarão para o sistema de suspensão, com maior altura em relação ao solo, parte do design: a parte dianteira ganhou novos faróis, capô e para-choques, enquanto a traseira recebeu nova tampa do porta-malas.
Em termos mecânicos há muitas novidades. O SUV da Fiat será o responsável por estrear o novo motor três cilindros 1.0 turboflex. A potência na Europa, com gasolina, é de 120 cv. Aqui, com etanol, deve atingir os 130 cv.
Esse motor é o "irmão menor" do 1.3 turboflex que estreou na Fiat Toro e no Jeep Compass em suas versões 2022. Por isso ele traz as mesmas inovações: dobro de válvulas (de 6V para 12V), sistema Multair III de comando individual de abertura das válvulas e coletor integrado ao bloco, por exemplo.
Para o motor 1.0 turboflex o câmbio será o automático convencional de seis marchas. Nas versões de entrada, o motor será o 1.3 flex de aspiração natural, que já está no Argo e rende até 109 cv e 14,2 mkgf. Com ele virá um inédito câmbio automático CVT - que estará também no hatch, na picape Strada e no sedã Cronos. Outra opção será o manual de cinco marchas.
Em termos de tecnologia, o novo SUV da Fiat terá à disposição frenagem autônoma de emergência e ainda deve contar com o leitor de faixa de rodagem, como na Toro. Esses itens, claro, ficarão limitados às versões mais caras.
Da Fiat Strada, o novo SUV receberá o E-Locker, sistema que usa o controle de tração e estabilidade, e os freios para transferir a força entre as rodas do eixo dianteiro em caso de perda de contato com o solo.
Conectividade 4G no "SUV do BBB"
O novo SUV também oferecerá o Fiat Connect Me, com sistema de Wi-Fi com internet 4G a bordo do carro, além de localização, rastreio e funções de concierge. Por fim, ele fornece acesso a telemetria do carro - hodômetro, nível do combustível e quando tempo até a próxima revisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.