Quadrilha do Fusca: polícia recupera mais de R$ 100 mil em carros furtados
Peças e três Fuscas de colecionadores avaliados em mais de R$ 100 mil foram recuperados anteontem pela Polícia Civil na capital paulista. Os automóveis estavam em uma oficina de adulteração dos veículos, na região da Represa Guarapiranga. Um suspeito, que seria o dono da oficina, foi preso durante a operação.
De acordo com o delegado Fernando Cesar de Souza, do 14⁰ Distrito Policial, os itens foram alvo de uma quadrilha especializada em Fuscas antigos e as investigações continuarão até que todos os envolvidos sejam identificados e detidos.
"A quadrilha adultera os veículos para depois repassá-los a receptadores. O grupo identifica carros de colecionadores, de preferência com placas pretas, e aguarda o melhor momento para levá-lo sem que o proprietário veja", diz o delegado.
Vídeo de circuito de segurança mostra a quadrilha agindo.
As imagens exibem uma das vítimas estacionando em um ponto comercial. Pouco tempo depois, um suspeito se aproxima e recolhe o Fusca. Tudo é observado por outra pessoa, que fica a distância a bordo de um Fiat Punto vermelho.
O veículo aparece em todas as investidas dando suporte, ressaltou o delegado.
"Recebemos a denúncia do furto de um Fusca no dia 30 de abril e começamos a investigar".
Foi assim que os agentes localizaram a oficina de adulteração e foram até lá.
"Quando os agentes olharam por cima do muro, lá estavam os três Fuscas. Já tinham começado a mexer em um dos veículos. Prendemos o proprietário do local em flagrante".
Colecionadores assustados
Os carros foram levados ao 14º DP (Pinheiros) e posteriormente devolvidos aos respectivos proprietários. Eles ainda estão assustados com os furtos.
Uma das vítimas falou com a reportagem, mas pediu para ter a identidade preservada.
"A gente percebe como somos alvos fáceis. Os bandidos nos observam sem que a gente desconfie. É lamentável você ter uma coleção de se orgulhar e viver com medo de ser vítima desses criminosos", desabafou.
O colecionador ficou emocionado ao recuperar seu Fusca 1970. Segundo ele, que ostenta outras dez máquinas na garagem, o valor do carro é "incalculável".
"Foi do meu pai. Andei muito nele quando criança. Ele cuidava direitinho, tinha um ciúme imenso", relembrou.
"O Fusca é um carro com muitas histórias. Que família brasileira não tem uma história dessa? Ter esse carro de volta realmente está sendo uma grande felicidade", comemorou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.