Topo

SUV da Fiat: veja medidas e mais detalhes sobre o prêmio do 'BBB 21'

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

26/05/2021 16h25

A Fiat divulgou algumas informações sobre seu inédito SUV compacto. O modelo foi apresentado na final do "Big Brother Brasil 21"(TV Globo) e ainda não tem nome definido - poderá ser Pulse, Domo ou Tuo - e chega no último trimestre.

Juliette, a vencedora da edição deste ano do reality, levará um exemplar para casa.

No SUV compacto, a nova plataforma, batizada de MLA, que significa "arquitetura modular", terá 2.532 mm de entre-eixos. A Fiat não quis divulgar outras medidas que devem ficar apenas para o lançamento do produto.

Como método de comparação, o hatch Argo tem 2,52 metros de entre-eixos. Levando em conta os possíveis rivais, Volkswagen Nivus e Honda WR-V, que também nasceram de variações, os valores são semelhantes: 2,56 m e 2,55 m, respectivamente.

Apesar de usar as mesmas "chapas" de carroceria que o Argo, a Fiat diz que a plataforma é completamente nova e não compartilha componentes com a MP1 - do Argo - e nem é uma evolução da mesma. Ainda assim, a companhia usa métodos de comparação que dão a entender que são melhorias em perante ao Argo.

O SUV-Cupê médio da Fiat, que o CEO da Stellantis, Antonio Filosa, confirmou que chega em 2022, será derivado da MLA também, apesar da diferença de dimensões. a também sairá o novo SUV médio com estilo de cupê que chega apenas em 2022. A sigla MLA atende por "arquitetura modular".

Segundo a Fiat, o sistema de direção é todo novo, com ajuste de altura e profundidade, como no Argo 1.8, de topo, e vem preparado para atender ao ADAS, o pacote de segurança que pode contar com frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa com correção no volante e ACC adaptativo.

Além disso, de acordo com a Fiat, a plataforma tem projetos de suspensão completamente novos para o SUV, diferentes de outros modelos da companhia, como do hatch. Ele também virá com a arquitetura elétrica preparada para o sistema de conectividade com Wi-Fi a bordo e sistema de rastreamento e concierge, Fiat Connect Me.

Por dentro, como UOL Carros já havia dito, haverá um volante com nova parte central para acomodar a nova linguagem visual do nome da marca, mas os botões multifuncionais continuam iguais.

Sob o capô o novo SUV da Fiat vai ter os motores quatro cilindros 1.3 de aspiração natural e o três cilindros 1.0 turbo. O primeiro virá associado a um câmbio manual ou o automático CVT.

A combinação do 1.3 com o câmbio CVT vai estrear na Fiat Strada ainda este ano. O 1.0 turbo ficará destinado as versões de topo e terá cerca de 130 cv rodando com etanol e virá acoplado exclusivamente ao automático de seis velocidades.