IPVA 2021: governo Doria anuncia R$ 300 mi de arrecadação extra com SMS
Uma nova solução tecnológica encontrada por equipes da Secretaria da Fazenda fez o índice de inadimplência do IPVA em 2021 recuar em 2% em relação a 2020. Até abril, R$ 300 milhões extras foram obtidos devido a um novo sistema de alertas por e-mail e SMS desenvolvido pela entidade.
O trabalho foi coordenado por equipes da DICAR (setor de Arrecadação, Cobrança e Recuperação de Dívida) com a colaboração da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Isso possibilitou o desenvolvimento e a utilização de ferramentas que permitiram o envio de alertas e lembretes via e-mail e SMS para o pagamento.
"A média de inadimplência do IPVA em 2020 foi de 8,5%, ao final do ano. Esperamos que, a partir desse trabalho, possamos diminuir para menos de 8% esse índice até dezembro", disse Carlos Gomes, diretor de Arrecadação, Cobrança e Recuperação de Dívida (DICAR).
Com o principal desafio para a cobrança de atrasos com o IPVA sempre sendo a desatualização dos dados de contato de contribuintes, equipes da DICAR desenvolveram internamente um algoritmo de busca nas diversas bases de dados da Sefaz-SP. Essa tecnologia criou uma seleção dos contatos com maior probabilidade de acerto.
A equipe do DTI ficou responsável por uma solução tecnológica para que os e-mails enviados em lote não caíssem na caixa de spam dos destinatários.
Assim, foram enviadas 935 mil mensagens SMS para contribuintes selecionados e 3,1 milhões de e-mails para proprietários com débitos de IPVA. Com os R$ 300 milhões adicionais, a arrecadação do ano até o momento bate recorde, com R$ 13,8 bilhões ao todo.
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