O que já sabemos sobre o SUV Fiat Pulse e quais serão seus rivais
A Fiat revelou ontem o nome do seu inédito SUV compacto, o Pulse. O modelo adotou boa parte do estilo do Argo, apesar de estrear o que fabricante chama de nova plataforma, a MLA.
O modelo tem 2.532 mm de entre-eixos, ou 1 cm a mais que o Argo. Apesar da plataforma diferente, a Fiat adotou as chapas externas do hatch para baratear custo, compartilhando peças de estamparia entre os dois modelos.
O SUV, cujo lançamento acontece no segundo semestre, traz um novo sistema de direção elétrico, mais moderno, para adotar leitor de faixa com correção no volante, que traz o carro de volta para dentro da faixa de rodagem.
Ou seja, o Fiat Pulse está apto para receber, ao menos em parte, funcionalidades do ADAS - um pacote de segurança que pode incluir também a frenagem autônoma de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
As suspensões têm novos braços, com um projeto feito do zero, que difere esses componentes dos outros produtos da marca italiana. O SUV também conta com sistema de conectividade 4G com Wi-Fi a bordo, rastreamento e concierge, batizado como Fiat Connect Me.
Por dentro, o visual ainda não foi apresentado. O que se sabe é que o volante é semelhante ao utilizado no Argo e no Cronos, mas com miolo inédito e o novo logotipo da Fiat, que vai ser adotado nos demais produtos da empresa.
Sob o capô, o Fiat Pulse será comercializado com os motores 1.3 de aspiração natural e até 109 cv e 1.0 de três cilindros turboflex. A transmissão é manual de cinco marchas ou CVT - câmbio que estreia na Strada ainda em 2021 também.
Para a opção turbo, que deve ter cerca de 130 cv com etanol, para assumir o posto de 1.0 mais potente do País, o câmbio será sempre automático de seis velocidades.
Rivais
O "campo de batalha" do Fiat Pulse é grande e está bem ocupado por uma série de rivais de peso. São carros que têm a mesma faixa de preço e dimensões semelhantes, com entre-eixos abaixo de 2,60 m.
Ele terá que brigar por espaço com o recém-lançado Caoa Chery Tiggo 3x, Volkswagen Nivus, Honda WR-V e Chevrolet Tracker 1.0.
Dos quatro modelos citados acima, todos são derivados totalmente, ou em parte, de hatches. No caso, do Chery Celer, Volkswagen Polo, Honda Fit e Chevrolet Onix, respectivamente.
Briga interna
Há ainda, é claro, a briga interna - se levarmos em conta as dimensões: dentro do grupo Stellantis, o modelo vai ter que dividir espaço com o Citroën C4 Cactus, o Jeep Renegade e o Peugeot 2008.
Os três modelos têm dimensões parecidas e entre-eixos ao redor dos 2,55 metros. Com isso, já é possível pensar em qual será a média de preço do Fiat Pulse. Seu preço deve começar na casa dos R$ 85 mil e bater nos R$ 100 mil. Isso claro, até o primeiro reajuste.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.