Em sua terceira geração no Brasil, o Honda Fit deverá sair de linha em 2022 no País, para lugar ao inédito City hatch.
O adeus do Fit foi antecipado em maio pelo colunista de UOL Carros Fernando Calmon, que também informou a despedida do Civic, que deixa de ser feito aqui ainda neste ano.
O espaço do Civic, de acordo com Calmon, será ocupado pela nova geração do City sedan.
Veja os motivos que levaram o Fit à aposentadoria no Brasil.
1 - Minivan está fora de moda
Por mais que outros países ainda vejam no Fit um carro versátil - o que não é mentira, ele é -, no Brasil ele perdeu o apelo. A fusão das características de hatch com monovolume já não é mais tão popular.
Hoje, além do Fit, a Chevrolet Spin é a única minivan do mercado a preços relativamente acessíveis.
O motivo é o mesmo do fim das peruas: os brasileiros preferem comprar SUVs. E, nessa categoria, a Honda já tem WR-V e HR-V, que já contam com o mesmo sistema de assentos modular Magic Seat do Fit.
2 - Parou no tempo
O Fit, apesar de ser um bom produto, não apresentou inovações significativas para um mercado no qual concorrentes elevaram o nível da categoria, como o VW Polo, por exemplo.
Ele foi oferecer controles de tração e estabilidade apenas em 2018 e a parte de conectividade, muito valorizada pelo consumidor, ainda é um "Calcanhar de Aquiles" do compacto. Sem contar que nem a versão de topo hoje traz sensores de estacionamento traseiros de série.
Ao mesmo tempo, o novo City hatch vai corrigir essas falhas, sem exigir tantos gastos quanto o novo Fit, já lançado no exterior, exigiria.
3 - Consumidor prefere WR-V
Ainda que o WR-V seja mais caro que o Fit, o SUV compacto conseguiu considerável sucesso e acabou "fazendo sombra" para o carro do qual derivou - a ponto de vender consideravelmente mais.
O WR-V traz as mesmas qualidades que o Fit oferece, como interior modular e confiabilidade mecânica, mais o estilo de utilitário esportivo que está tão na moda.
4 - Novo Fit ficaria muito caro
A nova geração do Fit, apresentada no Japão, ficou mais avançada no que se refere a assistentes de condução - a ponto de ficar cara demais para o mercado brasileiro,
Aqui fará mais sentido investir no City hatch, um projeto que nasceu para mercados emergentes como a Índia e o nosso - ao passo que o Fit foi concebido para venda na Europa e nos Estados Unidos.
Para hatches compactos continuarem viáveis no mercado brasileiro, é importante que o preço se mantenha suficientemente distante daquele sobrado por SUvs de pequeno porte.
Ao mesmo tempo, o novo City hatch evoluiu consideravelmente em relação ao atual.
5 - City hatch traz maior espaço interno
Em relação ao Fit atual, o novo City hatch (foto acima) representa um aumento considerável no porte, com seus 4,34 m de comprimento, 1,74 m de largura e 2,59 m de distância entre-eixos - contra, respectivamente, 4,10 m, 1,69 m, 2,53 m.
Tudo isso, ressaltando novamente, com menor custo de produção e maior espaço interno na comparação com o novo Fit.
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