Ford Maverick: veja os prós e contras da nova picape contra rival Fiat Toro
Resumo da notícia
- Picape da Ford tem porte superior e motorização mais potente
- Preços da Maverick devem ser mais altos do que os da Toro
- Capacidade de carga da Toro é superior, especialmente nas versões a diesel
O reinado da Fiat Toro pode estar com os dias contados. É o que aposta a Ford com o lançamento da Maverick, nova picape de porte intermediário apresentada nesta terça-feira (8) nos Estados Unidos.
E onde entra a Toro nessa história? A Ford pretende trazer a Maverick para o Brasil, onde não concorreria apenas com a Toro. Chevrolet, Volkswagen e Hyundai também devem entrar na briga nos próximos anos, mas ainda não possuem representantes na categoria - e, por isso, não há como fazer uma comparação.
Por isso, UOL Carros aponta como a Maverick deve se sair diante de sua maior rival.
Design e dimensões
A Maverick tem linhas parrudas que fazem com que a picape pareça maior do que realmente é. São 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e distância entre-eixos de 3,07 m.
A Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (13 cm a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos).
O capô é alto e longo, como no Bronco - carro com o qual a Maverick compartilha plataforma. O estilo, porém, é mais moderno. Atrás, a picape lembra a irmã mais velha F-150, campeã de vendas nos EUA.
Capacidade de carga
Aqui a Toro leva vantagem sobre a novata da Ford. São 937 litros de volume e capacidade de 750 kg, enquanto a Maverick carrega 680 kg e 942 litros.
Bom lembrar que esses números se referem à Toro 1.3 turboflex, uma vez que as versões movidas a diesel levam 1 tonelada.
As duas picapes (Toro e Maverick) se destacam por soluções criativas na cabine. Enquanto a Toro traz um prático porta-objetos abaixo do banco do passageiro, a Maverick vem com um pequeno alçapão embaixo dos bancos traseiros.
Motorização
A Maverick será vendida em duas motorizações nos EUA: a 2.5 hibrida de 193 cv e a 2.0 turbo de 253 cv.
A opção mais potente deve ser a escolhida para vir ao Brasil. A transmissão é automática de 8 marchas e pode vir associada à tração integral nas versões mais caras.
Já a Toro está a venda nas motorizações 1.3 turboflex de até 185 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv - sendo a única picape do segmento a vir com uma opção de motor a diesel.
Preços
A Ford posicionou a Maverick como picape de entrada nos Estados Unidos. Lá, ela parte de US$ 19.995 (pouco mais de R$ 100 mil), abaixo dos US$ 20.395 (aproximadamente R$ 103 mil) pedidos pelo EcoSport.
A Maverick será fabricada no México, país com o qual o Brasil possui acordo comercial. Assim, a picape poderia até chegar ao país com preços mais competitivos. Não seria exagero estimar uma faixa de preço de R$ 125 mil a R$ 200 mil, dependendo das versões trazidas para cá.
Bom lembrar que hoje a Toro parte de R$ 118 mil na versão de entrada Endurance e pode chegar a quase R$ 194 mil na configuração Ultra.
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