Veraneio da Rota e Fusca 'Baratinha': carros da PM-SP que nem marcas têm
Desde o fim da década de 1980, a Polícia Militar de São Paulo mantém um acervo dos carros e motos mais significativos da história da corporação.
Atualmente, a coleção é composta por 18 veículos, guardados no Centro de Motomecanização da PM-SP, localizado no bairro Carandiru, na Zona Norte da capital.
Quem mora no Estado e já passou dos 40 anos provavelmente vai reconhecer algumas das joias, que contam parte da trajetória automotiva brasileira e da própria Polícia Militar paulista. Alguns dos veículos são tão raros que nem suas respectivas fabricantes os têm guardados, inclusive em versão "civil".
Trata-se de preciosidades cobiçadas por colecionadores, como a Chevrolet Veraneio 1988 "Camburão" utilizada pela Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar); o último Volkswagen Fusca "Baratinha" da corporação, ano 1986 e aposentado 20 anos depois; e seu sucessor igualmente famoso: o Chevrolet Opala - no caso, uma unidade de 1990.
Esses três modelos, inclusive, são apontados pelo "guardião" da coleção como os três mais relevantes - especialmente, a Veraneio.
"Trata-se de um veículo com grande apelo histórico e longa lista de serviços prestados na segurança pública. Podemos considerar a Veraneio um dos primeiros SUVs do mundo, que nasceu como carro familiar e virou predominantemente veículo de trabalho após o lançamento da Chevrolet Caravan", destaca o tenente-coronel Carlos Henrique Lucena Folha.
Chefe do Centro de Motomecanização, responsável por cuidar da frota da PM-SP, Lucena pontua que todos os carros e motos clássicos já pegaram no batente e alguns receberam nova pintura após a respectiva aposentadoria. A totalidade do acervo, que não está disponível para visitação regular, encontra-se funcional, incluindo sirene e giroflex.
"Esses veículos são usados em desfiles, eventos e exposições dos quais participa a Polícia Militar paulista. Para mantê-los em boas condições, eles são ligados regularmente e inclusive rodam um pouco de tempos em tempos", explica o policial militar.
Frota polivalente
Além do trio mencionado, a frota de viaturas antigas inclui o Jeep Willys 1964 e a picape Land Rover Defender 110 2000.
Tudo para demonstrar que a atuação da PM-SP não se restringe ao patrulhamento de vias urbanas e demanda automóveis de diferentes características.
A coleção também mostra a evolução da pintura e dos grafismos: tem viatura preta e laranja da década de 1970, passando pela combinação de preto com branco dos anos 1980 e incluindo o visual cinza e branco adotado na década seguinte.
Existe espaço, ainda, para motos, a exemplo da Honda CBX 750 F "Sete Galo" de 1990, utilizada na escolta de autoridades; e a CB 500 2000, igualmente da marca japonesa, que cumpriu expediente no patrulhamento rodoviário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.