Brasília emparedada: qual o destino do VW achado escondido na "cracolândia"
Em abril passado, uma Volkswagen Brasília foi encontrada emparedada no subsolo de um sobrado na "cracolândia", área da região central da capital paulista. De acordo com a Prefeitura, a descoberta do veículo aconteceu durante processo de desapropriação do imóvel, localizado na altura do número 120 da Rua Helvétia.
A administração municipal acrescenta que, na ocasião, a antiga proprietária do prédio foi informada sobre a descoberta. A remoção do carro exigiu a derrubada e a posterior recomposição de uma parede, que encobria a garagem, e o auxílio de um pequeno trator para puxar a Brasília até o nível da rua.
UOL Carros publicou essas informações no mês passado, mas ainda faltava responder o motivo de a Brasília ter ficado emparedada, quanto tempo ela permaneceu ali e qual foi o destino dado a ela após sair da "toca". Nossa reportagem conseguiu esclarecer algumas dessas dúvidas ouvindo pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram anonimato.
Conversamos com a antiga dona do prédio e também com um colecionador de carros antigos que participa de um dos grupos do Facebook que postaram imagens do "resgate" - e o fizeram viralizar.
Segundo esse colecionador, outro fã de automóveis clássicos comprou a VW Brasília e vai devolvê-la à velha forma.
"É um grande amigo meu. Ele tem alguns carros antigos e adquiriu a Brasília inicialmente com a intenção de desmontá-la. Porém, ele depois decidiu restaurá-la", afirma nossa fonte - segundo a qual o misterioso novo proprietário "prefere não participar da reportagem nem se identificar", mas autoriza a publicação das informações.
O amigo do alegado comprador do Volkswagen emparedado acrescenta que o carro permaneceu no mesmo local durante cerca de 30 anos, mas não traz mais esclarecimentos - como, por exemplo, os motivos que levaram a perua a ficar tanto tempo escondida e se a respectiva documentação já foi legalizada, de forma a permitir que volte a circular em vias públicas.
Os indícios são de que, apesar da grossa camada de sujeira, dos pontos de ferrugem e do interior com revestimentos rasgados e cobertos por teias de aranha, ainda vale a pena recuperá-la.
Vale destacar que a Brasília, quando foi retirada, ainda trazia placa amarela na traseira - o que dificulta rastrear as respectivas informações de registro e o ano de fabricação.
Carro seria de inquilino já falecido
Por sua vez, a antiga proprietária do sobrado esclarece que ele era alugado para uma senhora, falecida recentemente, que transformou o imóvel em hotel e sublocou os respectivos cômodos durante muitos anos.
"Fui informada que a Brasília era de um antigo morador, que também já morreu, e seu herdeiro providenciou a remoção assim que foi comunicado. Eu mesma não sabia da existência desse carro, tampouco o motivo de ter ficado guardado atrás de uma parede de tijolos e cimento. Fui pega de surpresa", relata.
Ela diz não conhecer o suposto herdeiro e acredita que o porão onde o automóvel estava preso foi obstruído em algum momento pela própria Prefeitura de São Paulo - a qual foi questionada sobre a causa e a data do emparedamento, porém não respondeu.
Fato é que o Google Street View exibe foto do sobrado captada em dezembro de 2014, mostrando que a "garagem" ainda não estava com a entrada coberta na época.
Revitalização da 'cracolândia'
UOL Carros também procurou a Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, já que um vídeo do resgate que circula nas redes sociais - e ilustra esta reportagem - mostra trabalhadores com uniforme da PPP Habitacional.
Trata-se de uma parceria público-privada do governo paulista para a construção de moradias para cidadãos de baixa renda, que inclui desapropriações e demolição de imóveis na 'cracolândia', como parte dos planos de revitalização da área.
As desapropriações e a consequente retirada de moradores das edificações chegaram a ser suspensas pela Justiça em março deste ano.
De acordo com a gestão do governador João Doria, a PPP foi acionada a pedido da Prefeitura, responsável pelas desapropriações, para ajudar na remoção do automóvel, efetuada no último dia 7 de abril.
Ainda segundo a secretaria, o prédio em questão é tombado e será preservado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.