Peugeot 3008 2022 ganha visual esportivo na versão GT e parte de R$ 229.990
Lançada em 2017 no Brasil, a segunda geração do Peugeot 3008 ganha sua primeira reestilização. O modelo chega importado da França a partir de R$ 229.990 em um valor promocional. Serão duas versões, Griffe e GT, ainda mais completas que as vendidas anteriormente, Allure e Griffe Pack.
O modelo tem na dianteiras suas principais novidades de uma reestilização que não é profunda, mas deixou ainda mais atraente o conjunto visual que é um dos mais belos do segmento de SUVs médios.
Para seguir a nova linguagem visual da marca francesa, o 3008 ganhou novos faróis, grade 3D e para-choque na dianteira. Além disso, adotou os "dentes de leão", que são as luzes de LEDs diurnas que descem dos faróis e também estão presentes no hatch 208, feito na Argentina.
Na traseira, as lanternas tem um visual escurecido. A versão de topo GT oferece um acabamento diferenciado que a marca batizou de "Dark Pack". Com este pacote, grade, logo da marca e do modelo, um detalhe sobre os faróis nas laterais, os frisos do rack e uma barra no para-choque traseiro ganham acabamento escurecido.
Na versão abaixo, a 3008 Griffe, todos os detalhes citados acima têm acabamento cromado, diferenciando as duas versões em termos de visual.
Por dentro, os carros têm como diferença o revestimento dos bancos. Na versão Griffe, o revestimento é de couro, enquanto no GT é alcantara e o espelho retrovisor eletrocrômico é sem moldura.
Preços:
- Peugeot 3008 Griffe: R$ 229.990
- Peugeot 3008 GT: R$ 249.990
Equipamentos
De série, as duas novas versões do Peugeot 3008 2022 trazem seis airbags, controles de tração e estabilidade, trio elétrico, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas e assistente de partida em rampa (hill holder). A grande novidade é o GPS integrado.
O pacote traz ainda faróis Full-LED, chave presencial com partida por botão, sensores de estacionamento e câmeras dianteiros e traseiros. O 3008 tem também auxílio a estacionamento em todo tipo de vaga e teto solar panorâmico.
Há em termos de comodidade, ar-condicionado digital com duas zonas, aletas para trocas de marchas, carregador de celular por indução, abertura elétrica do porta-malas e os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e na versão GT incluem massageadores,
Nas duas versões há também o pacote ADAS, que são sistemas de assistência a segurança. Ele inclui alerta de ponto cego, assistente de farol alto, frenagem autônoma de emergência com alerta sonoro e visual, leitor de placas de velocidade, detector de fadiga; leitor de faixa com correção no volante e ACC adaptativo com função tráfego, que coloca o carro em movimento sozinho em paradas de até 3 segundos.
Na versão GT a central multimídia tem 10" contra 8" da Griffe e ambas tem integração a Android Auto e Apple CarPlay apenas com cabo. Enquanto a Griffe tem 4 alto-falantes e 2 tweeters, a GT traz sistema de som premium da grife Focal, especializada em construir falantes.
Plataforma CART
A plataforma de compra através do carro da Stellantis fará parte do 3008 com um aplicativo compatível com a central multimídia. Esse sistema estará disponível também nos Jeep Compass, Renegade e Commander.
Ele permite controlar e pagar, em parceria com a Visa, itens como McDonald's, abastecimento em postos parceiros e passagem em estacionamentos e pedágios com o Conect Car. Pela central é possível ter acesso aos dados de pagamento e liberar a preparação do seu lanche, por exemplo, coordenando com o seu tempo de chegada à lanchonete.
Os 50 primeiros compradores do Peugeot 3008 serão convidados a testar as funcionalidades da plataforma CART e ajudar no desenvolvimento do aplicativo antes dele entrar em funcionamento no próximo trimestre.
Primeiras impressões
O lado bom do 3008 é que ele não mudou muito. O carro já era premiado em termos de comportamento dinâmico e também de visual e conseguiu só melhorar essas questões.
O painel virtual está mais completo com uma tela de melhor definição de imagens. A central multimídia maior consegue dividir melhor as informações, apesar da interface escolhida pela marca e mantida não ser a mais intuitiva possível.
Seu habitáculo tem um acabamento de fazer inveja na concorrência e a qualidade do design também salta aos olhos. Os bancos com extensor de pernas são um alento.
Das partes boas que não mudaram está o trem de força. Ele continua a oferecer o 1.6 turbo a gasolina de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 mkgf a 1.500 rpm. O câmbio é o automático de seis marchas e ganhou a companhia dos modos de condução: eco, normal e sport; a novidade é o modo eco, que não tinha antes dessas mudanças.
A suspensão e o sistema de direção têm um ajuste bem preciso e esportivo, mas que é penalizado nas ruas e estradas brasileiras com pavimentação aquém do ideal para o ajuste do carro, o que faz barulhos e sacolejos serem "item de série" no 3008 aqui.
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