5 cuidados para não entrar em uma fria com seu carro no inverno
Com o início do inverno no Brasil na última segunda-feira (21), é importante lembrar que, além de se agasalhar direito para sair de casa, a época requer também mais cuidados com seu carro para garantir que ele funcione e esteja em ordem nesse período do ano.
Bateria
Um dos componentes que tende a sofrer durante o inverno é a bateria. Se ela estiver com sua capacidade de carga comprometida, a partida na manhã em dias frios pode ficar mais difícil.
Como no frio o óleo do motor fica mais denso devido à temperatura, o propulsor exige mais força para dar a partida. Se a bateria estiver fraca, a partida vai demorar ou pode até não ocorrer.
Alguns sinais de que a bateria pode estar com sua vida útil no fim podem ser a oscilação da intensidade de luzes do painel e dos faróis durante a partida. O alternador também precisa ser verificado junto com a bateria, afinal ele é o responsável pela carga da bateria.
Ar-condicionado
Muito associado ao calor, o sistema de ar-condicionado também exige cuidados no frio. Ele deve ser ligado mesmo que por alguns minutos periodicamente durante esta estação.
No inverno ele ajuda a desembaçar os vidros e quando ligado faz com que os fluidos circulem pelo sistema. Além disso, fazê-lo funcionar atua para que impurezas não fiquem acumuladas no filtro e no sistema.
Não utilizar o sistema também pode gerar danos no conjunto do ar-condicionado, como no compressor, por exemplo. Além disso, ajuda a evitar o ressecamento das mangueiras do sistema.
Tanquinho de combustível
Os carros mais novos estão saindo com o sistema de aquecimento do combustível, mas os mais antigos ainda têm o famoso tanquinho. Com mais poder calorífico que o etanol, a gasolina injetada nos motores bicombustíveis facilita a partida.
No inverno é importante não esquecer de completar o reservatório com gasolina. A indicação é que, como é uma gasolina que demorará mais a ser utilizada, seja adicionado um combustível premium, que dura até seis meses.
Velas de ignição
Outro item que pode dificultar a partida se estiver na hora de trocar são as velas. Elas geram a faísca que provoca a explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros.
Combustível de baixa qualidade ou adulterado reduz a vida útil das velas. Além de dar trabalho na hora da partida, podem dar as famosas "engasgadas" e fazer o carro perder desempenho em acelerações e retomadas.
O indicado é que elas sejam verificadas a cada 10 mil km, mas é importante seguir as recomendações do manual de instruções do fabricante do veículo. Além disso, a recomendação é trocar os cabos junto com as velas.
Radiador
Em regiões mais frias, é importante não descuidar do fluido do radiador. Além de ajudar no calor, o fluido - e não água de torneira - ajuda a manter a temperatura ideal.
Se morar em regiões muito frias, é aconselhado o uso de anticongelante, para garantir que o fluido não irá solidificar dentro do sistema.
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