Ferrari super rara será destruída para construir carro que marca rejeitou
Quando se trata de Ferrari, muitos proprietários são avessos a customizações e preferem manter seus carros originais. Essa preferência fica mais evidente quando se trata de modelos com baixa quantidade de unidades produzidas.
Imagine a reação desses puristas ao saber que uma Ferrari bastante rara, com menos exemplares fabricados do que a cultuada F40, está em processo de desmontagem para dar origem a um carro que a marca italiana nunca quis lançar.
Este é o caso de uma 360 Challenge Stradale 2004 prata, um dos primeiros carros de corrida da Ferrari adaptados na fábrica para rodar em vias públicas. Mesmo em perfeitas condições, o cupê se tornou doador de peças para uma conversível 360 Spider.
A ideia é fabricar a única Challenge Stradale com teto retrátil "legítima", feita 100% com peças originais - a marca italiana só produziu esse modelo, que é cerca de 100 kg mais leve do que a 360 Modena, com teto fixo. A Stradale teve apenas 1.288 unidades fabricadas, contra pouco mais do que 1.300 da F40.
Essa missão está com o youtuber britânico Scott Chivers, o "Caçador de Ferraris", especializado em garimpar carros usados da marca por barganhas e repará-los na garagem de casa.
Dessa vez, o dono do canal Ratarossa explica que a 360 Challenge Stradale Spider nunca lançada pela Ferrari foi encomendada por um amigo colecionador, que tem mais de uma Stradale cupê e cedeu o veículo prata para o projeto. O "cliente", que prefere permanecer anônimo, também vai bancar a 360 Spider a ser transformada.
Heresia ou ousadia?
Chivers explica que todas as peças diferenciadas do veículo doador serão transferidas para a Spider.
"Vou remover cada item diferente, incluindo motor, transmissão, sistema de escapamento, acabamento interno, freios de carbono-cerâmica e suspensões com molas de titânio e transferi-los para a Ferrari com capota retrátil", explica o youtuber em conversa com a reportagem de UOL Carros.
Segundo ele, a Challenge Stradale foi a primeira edição especial com baixo peso da Ferrari inspirada em um carro de competição, criando uma linhagem cuja representante moderna é a 488 Pista. Por alguma razão, a pioneira é a única que não recebeu uma variante conversível.
O próprio caçador tem uma Stradale preta cupê, que na verdade foi criada por ele a partir de uma 360 Modena "comum".
Scott explica que o projeto não irá se resumir à transferência de peças e haverá algum nível de customização.
"Vamos criar alguns itens, como painéis de fibra de carbono no compartimento do motor, no mesmo padrão utilizado na versão cupê, porém adaptados à carroceria conversível. A pintura externa, provavelmente, será a vermelha 'Rosso Scuderia', com faixa para combinar com as Stradale cupê que meu amigo já possui".
Para os que criticam o projeto, especialmente no que se refere a "destruir" um veículo raro e perfeito, Chivers explica que essa foi a alternativa possível, já que comprar as peças separadamente seria inviável devido aos preços elevadíssimos.
"Uma Challenge Stradale custa cerca de 140 mil euros [aproximadamente R$ 820 mil] e só o par de espelhos de fibra de carbono sai por 10% do valor do carro. Os preços dos itens individualmente são astronômicos. A ideia original era usar um carro batido para tirar os componentes, mas nenhum apareceu em mais de dois anos".
De acordo com o inglês, que mora em Londres, caso todos os itens necessários para transformar uma 360 Spider em uma Challenger Stradale Spider fossem comprados um a um, o custo chegaria a 200 mil libras (R$ 1,4 milhão).
"O carro doador será a saída mais barata", conclui, sem se abalar com as críticas. Chivers vai comprar os componentes que restarem para fazer outro projeto, que ainda é segredo.
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