Perua única do Astra no Brasil foi confiscada e espera há 2 anos para rodar
Uma perua do Astra extremamente rara no Brasil chegou ao País em 2019 e até hoje não pode rodar em vias públicas daqui.
O carro, que seria o único exemplar perua da segunda geração do Astra em território brasileiro, foi confiscado pela Receita Federal logo após seu desembarque em Santos (SP), proveniente da Suíça.
Acabou nas mãos de um colecionador de Curitiba (PR), que arrematou o veículo em leilão realizado no mês de maio.
Em conversa com UOL Carros, o atual proprietário conta que até hoje lida com a burocracia para finalmente colocar placas brasileiras na perua - fabricada na Alemanha em 2003 e que traz emblema da Opel, ex-subsidiária europeia da General Motors.
Segundo o engenheiro mecânico Brunno Maia Gapski, de 37 anos, a Receita confiscou a station wagon porque o veículo não atende duas exigências para a respectiva importação - ser zero-quilômetro ou ter sido produzido há mais de 30 anos.
"O dono era um brasileiro que mora aqui e também na Suíça. Consegui localizá-lo e ele contou que tinha planos de trazer a perua com a intenção de dirigi-la em uma viagem pela América do Sul. Pensou que era só embarcar o veículo e recebê-lo no Brasil para sair rodando", relata o engenheiro, que também é youtuber e dono do canal Garagem do Maia.
Supostamente, o dono anterior não sabia da possibilidade de admissão temporária do Astra para viabilizar a pretendida viagem. Além da station, diz Gapski, o antigo proprietário também importou da Suíça um caminhão Volvo - este sim, feito há mais de 30 anos.
"O Astra foi enviado em cima desse caminhão. O dono afirma que ficou 20 dias hospedado em Santos e até consegui acertar os documentos do Volvo, mas por questão de logística não conseguiu removê-lo do pátio a tempo. Estourou o prazo legal e ele perdeu também o caminhão, igualmente leiloado".
Leilão concorrido
Brunno relata ter pago R$ 26 mil pelo automóvel, o dobro do que pretendia originalmente. Contudo, antes do arremate, imagens do Astra já circulavam nas redes sociais e a concorrência cresceu.
Após dar o maior lance, diz, começaram as burocracias. Segundo o colecionador, que participa de leilões há cerca de dez anos, a maior dificuldade foi recolher o ICMS - condição para viabilizar a legalização no País.
"Levei quase duas semanas para descobrir e recolher a alíquota correta. Ninguém te dá um tutorial. A retirada do carro somente seria possível com o comprovante de pagamento do imposto estadual e a guia de licitação, que você recebe após a compra no leilão".
O youtuber retirou o Astra em 25 de maio e já tratou de encaminhar o respectivo emplacamento - processo que, de acordo com ele, poderá levar meses.
O pontapé inicial já foi dado: o cadastro BIN, que é o registro do carro no Denatran (Departamento Nacional de Veículos) para viabilizar a emissão do respectivo Renavam - exigência para efetuar o emplacamento.
"Tive de informar todas as características do carro, desde a potência até a capacidade de carga. Quando o Renavam for emitido, bastará passar ao despachante para emplacar como carro zero-quilômetro".
Brunno Gapski diz que sua perua Astra é bastante parecida com o Chevrolet Astra brasileiro da mesma época, produzido e vendido aqui somente nas variantes hatch e sedã.
As diferenças mais significativas, destaca, são o compartimento de bagagens maior, a traseira com desenho exclusivo, a presença de controle eletrônico de estabilidade e o motor 1.8 16V de 125 cv - cerca de 15 cv mais potente do que o 1.8 8V brasileiro.
O colecionador diz que adquiriu o Astra com dois jogos de rodas e pneus: um para uso na neve e outro de "verão", que atualmente está instalado.
"Só fiz o básico até agora, como troca de óleo e filtros, além de colocar nova bateria. Quando resolver a documentação, vou realizar uma limpeza detalhada e arrumar alguns pequenos problemas de funilaria. O carro foi muito bem cuidado, não será necessário fazer muita coisa".
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