Topo

Volvo revela crossover minimalista que antecipa futuro da marca

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

30/06/2021 12h05

A Volvo apresentou nesta quarta-feira (30) o Volvo Concept Recharge. O carro-conceito antecipa tendências de design e eletrificação da marca sueca.

O estudo antecipa a próxima identidade visual da Volvo. Os faróis tem estilo bem minimalista e trazem a nova geração do 'martelo de Thor', nome dado ao sistema de iluminação dos carros da marca por conta do formato que remete a um martelo.

Não há mais grade frontal por ser um veículo 100%¨elétrico. Apenas a barra diagonal foi mantida na dianteira.

O teto tem uma curvatura bastante arrojada com uma discreta queda em direção à traseira. O tradicional conceito das lanternas nas colunas "C" foi evoluído e acompanham o formato da traseira.

Como segurança é palavra de ordem na Volvo, o Concept Recharge traz um sensor LiDAR instalado no teto. Feito pela empresa de tecnologia Luminar, o sensor é parte essencial do plano da Volvo para a próxima tecnologia de direção autônoma. O sensor fica posicionado no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro.

"O Concept Recharge representa tudo o que acreditamos que os clientes esperam de um Volvo elétrico puro e estamos entusiasmados em levar essa filosofia para a nossa próxima geração de carros", declarou Robin Page, chefe de design do grupo Volvo Car.

Conectividade em telas grandes

As portas têm abertura invertida para facilitar o acesso à cabine. Por dentro, o Concept Recharge vem com um novo conceito de conectividade a bordo.

Os futuros lançamentos da empresa virão com duas telas no interior. A maior delas será uma vertical de 15 polegadas posicionada no console central.

Nela serão exibidas informações do sistema de navegação por satélite e os menus das funções mais importantes do veículo, como os controles de som e de climatização. Os widgets instalados no carro também poderão ser acessados por lá.

A segunda tela é horizontal e fica atrás do volante, exibindo as informações do painel digital, como velocímetro, hodômetro e as luzes de advertência.

Outra novidade antecipada no conceito é o piso totalmente plano. Ao remover o motor e substituí-lo por uma bateria completa sob o assoalho, os designers aumentaram a distância entre eixos e o tamanho das rodas do carro.

Na prática, os designers da marca afirmam que o espaço interno foi ampliado e uma grande área de armazenamento de objetos foi aberta entre os bancos dianteiros.